LGBTQIA+ é tema de bate-papo na Feira do Livro

02/11/2022 09:17
Eduarda Alcaraz / SMDS / PMPA
LGBTQIA+ é tema de bate papo na Feira do Livro
Escritores conversaram com o p√ļblico no estande da prefeitura

Rodas de conversa mobilizaram o estande da prefeitura na 68¬™ Feira do Livro de Porto Alegre nessa ter√ßa-feira. A Diretoria de Direitos Humanos e Outras Identit√°rias da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) promoveu um dia de orienta√ß√Ķes sobre o funcionamento dos¬†Centros de Refer√™ncias em Atendimento a Mulher (CRAM) M√°rcia Calixto e Direitos Humanos (CRDH) e concluiu a participa√ß√£o com a presen√ßa de tr√™s escritores LGBTQIA+.

Para a coordenadora de Direitos de Diversidade Sexual e G√™nero da SMDS, Camila Rodrigues, esses encontros refor√ßam a ideia de que as pessoas da comunidade t√™m muito a contribuir, tanto na cultura como na educa√ß√£o. "√Č uma oportunidade para tirar a vis√£o de que a popula√ß√£o LGBTQIA+ s√≥ quer festa ou √© libidinosa. N√≥s temos escritores maravilhosos, acad√™micos, pessoas dedicadas √† educa√ß√£o, mas s√£o poucos os momentos que vemos essa caracter√≠stica", afirmou Camila.¬†

A filósofa Atena Beauvoir, autora de seis livros, declamou poesia, falou sobre a sua transição e o seu primeiro livro espírita "Mão Amiga". "Antes, eu era livre no mundo e presa em mim. Hoje sou liberta em mim e presa no mundo. Quando fiz a transição, uma das bases do meu coração eram as bases espíritas. Alma amiga é dedicado a quem sofre e a mais ninguém", destacou Atena.

Psicologia - Os psic√≥logos Jean √ćcaro e Gaio Fontella apresentaram as suas obras e mostraram como a mesma pauta pode ser abordada de formas distintas. Jean usou sua experi√™ncia no doutorado para escrever "Cura Gay - n√£o h√° cura para o que n√£o √© doen√ßa", com relatos da abordagem cl√≠nica de pessoas gays, l√©sbicas, bissexuais e transexuais. "Percebi que o conceito de 'cura' se aplica apenas para que um indiv√≠duo se sinta confort√°vel na sua comunidade, mas sem condenar o preconceito sofrido por ele", contou Jean.

Já Gaio é autor do romance histórico "O Muro do Mosteiro e Além", com origem na Idade Média. "Os personagens que viveram na quinta cruzada reencarnam em Porto Alegre, onde resgatam uma paixão e enfrentam as dores e amores desta relação", relatou.

Compartilhar suas experiências pela da poesia foi a maneira que a jornalista Bárbara Ramos encontrou para compreender sua relação com o mundo. Ela compartilhou seus textos, contou como foi se identificar como mulher negra bissexual e quais são os seus sonhos para o futuro.

Doa√ß√£o¬†- O Gabinete da Primeira-Dama est√° com uma a√ß√£o de recolhimento de brinquedos e livros na 68¬™ Feira do Livro de Porto Alegre. As doa√ß√Ķes ser√£o destinadas a crian√ßas em situa√ß√£o de vulnerabilidade social nas iniciativas promovidas pelo gabinete. Livros e brinquedos novos ou em bom estado podem ser entregues no coletor localizado entre os estandes da prefeitura de Porto Alegre e o de aut√≥grafos.

Estande¬†- A prefeitura conta com um estande de 30 metros quadrados, pr√≥ximo da avenida Sep√ļlveda, com atividades educacionais e culturais durante todo o evento. A√ß√Ķes de conscientiza√ß√£o sobre os cuidados da cidade, por meio da campanha A gente vive, a gente cuida, tamb√©m ocorrer√£o no espa√ßo.¬†Veja o calend√°rio completo¬†aqui.

A gente vive, a gente cuida¬†√© um movimento que convida a popula√ß√£o a manter a cidade limpa e cuidar dos espa√ßos p√ļblicos. Avan√ßos importantes na zeladoria foram conquistados, mas ainda h√° muitos desafios para fazer de Porto Alegre uma cidade melhor para se viver. Coordenada pelo Gabinete de Comunica√ß√£o Social (GCS) da prefeitura, a iniciativa tem dura√ß√£o de 30 meses. Assista ao¬†v√≠deo¬†da campanha.

Prefeitura discute diversidade e inclus√£o LGBTQIA+ na Feira do Livro

Simpósio sobre haikai integra programação da 68ª Feira do Livro

Monumento √† Literatura recebe novo livro de bronze na Pra√ßa da Alf√Ęndega

Feira do Livro: paradesporto é tema da roda de conversa no estande da prefeitura