Família Acolhedora

Família Acolhedora

Como acolher uma criança temporariamente

O Serviço de Acolhimento Familiar - Família Acolhedora - tem a função de acolher, voluntariamente, em seu espaço familiar, uma criança e/ou adolescente em situação de risco social ou pessoal, que foi afastada por decisão judicial de seu meio familiar e comunitário. As famílias que assumem esse compromisso são parceiras do sistema de atendimento.

O Serviço acontece em parceria entre a Prefeitura de Porto Alegre e a Rede Calábria com o acolhimento de até 20 crianças/adolescentes.

 

Como Funciona

O acolhimento familiar consiste em conceder a guarda temporária de crianças e adolescentes afastados dos responsáveis legais para famílias que tenham interesse e com condições comprovadas de oferecer os meios necessários à saúde, educação, alimentação, habitação e lazer.

É adoção?

Não. Quem participa do Família Acolhedora assume o papel de parceiro no atendimento e na preparação da criança ou adolescente para o retorno à família de origem. Ou seja, não é uma adoção, pois o objetivo é que a criança ou adolescente fique o menor tempo possível afastado de sua família. As instituições que promovem esse serviço empreendem diferentes esforços para superar as dificuldades que culminaram no afastamento ou para encontrar uma família substituta.

 

Como acolher uma criança temporariamente

Confira os critérios participar do serviço:

  • Disponibilidade afetiva
  • Ser maior de idade
  • Residir em Porto Alegre
  • Estar em boas condições de saúde física e mental
  • Não possuir antecedentes criminais
  • Concordância de todos os membros da família
  • Possuir uma convivência familiar estável e livre de pessoas dependentes de substâncias entorpecentes.
  • Não estar inserido no Cadastro Nacional da Adoção-CNA
Perfil das crianças e adolescentes

Quem pode ser acolhido?

As Crianças e/ou Adolescentes de zero a 17 anos que tiveram seus direitos ameaçados ou violados e receberam medida de proteção através do Juizado da Infância e Juventude.

 

Tempo de Acolhimento

A criança ou adolescente ficará afastada da sua família de origem o menor tempo possível.
Todos os esforços serão empreendidos para superar as dificuldades que culminaram no afastamento. Na impossibilidade deste retorno, serão inseridas em família substituta.

 

Contato

Contato
Para participar, acesse aqui o site do Abrigo João Paulo II

Telefone: (51) 99725-2653


 

 

 

Â