Socioassistencial
 A Assessoria de Vigilância Socioassistencial (ASSEVIS) constitui-se como uma função da assistência social, assim como a Proteção Social e a Defesa de Direitos.
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- Objetivo
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- A vigilância socioassistencial objetiva detectar e compreender as situações de precarização e de agravamento das vulnerabilidades que afetam os territórios e os cidadãos, prejudicando e pondo em risco sua sobrevivência, dignidade, autonomia e socialização.
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- Deve buscar conhecer a realidade das famÃlias e as condições de vida. Para isso, é fundamental conjugar a utilização de dados e informações estatÃsticas e a criação de formas de apropriação dos conhecimentos produzidos pelas equipes dos serviços socioassistenciais, que estabelecem a relação viva e cotidiana com os sujeitos nos territórios.
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- As ações de vigilância socioassistencial podem contribuir para aperfeiçoar os conhecimentos dos trabalhadores da polÃtica de assistência social acerca da presença de riscos e vulnerabilidades nos territórios.
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- Permitem, também, identificar se a localização dos serviços socioassistenciais está em conformidade com as demandas de proteção social do público de beneficiários da assistência social. Essas informações podem e devem contribuir com o aperfeiçoamento das próprias práticas de gestão da polÃtica, pois auxiliam na formulação, no planejamento e na execução das ações para a população. Contribuem, também, para os processos de monitoramento das ações planejadas e para a avaliação dos resultados alcançados.
- ASSEVIS
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A ASSEVIS da FASC busca apoiar as atividades de planejamento, organização e execução de ações desenvolvidas pela gestão e pelos serviços. Tem, dentre suas principais atividades, a responsabilidade de:
- Elaborar e atualizar, em conjunto com as áreas de proteção social básica e especial, os diagnósticos socioterritoriais do municÃpio;
- Elaborar o Plano Municipal de Assistência Social, os relatórios anuais de atividades, os anuários estatÃsticos, entre outros documentos institucionais;
- Realizar a gestão do cadastro de unidades (públicas e privadas) da rede socioassistencial no Cadastro Nacional do SUAS (CadSUAS) e no Cadastro Nacional de Entidades de Assistência Social(CNEAS) no municÃpio de Porto Alegre;
- Coordenar o processo de preenchimento de sistemas como o Sistema de Informações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de VÃnculos (SISC), do Censo SUAS, entre outros, zelando pela qualidade das informações coletadas.
- Orientar quanto aos procedimentos de registro das informações referentes aos atendimentos realizados pelas unidades da rede socioassistencial, zelando pela padronização e qualidade dos mesmos.
- Construir ações de monitoramento e avaliação, produzindo, sistematizando e analisando informações territorializadas.
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- Dados Socioassistenciais
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O Sistema de Gestão da Rede Socio-assistencial (Gesuas FASC) foi implantado com o objetivo de qualificar o atendimento por meio da integração de dados entre todas as unidades e serviços da rede municipal.
Acesso para Trabalhadores AQUI
O software monitora o beneficiário desde o ingresso no sistema até o atendimento oferecido. O Gesuas-Fasc é uma parceria firmada entre o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) e o Conselho Gestor do Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL).
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