PSE

Proteção Social Especial

A Prote√ß√£o Social Especial (PSE) √© destinada a indiv√≠duos e fam√≠lias que vivenciem situa√ß√Ķes de risco pessoal e social ou que tenham seus direitos violados e/ou amea√ßados por viv√™ncias de viol√™ncias. Responde pela gest√£o e execu√ß√£o dos servi√ßos socioassistenciais que comp√Ķem a Rede de M√©dia e Alta Complexidade.

Proteção Social Especial de Média Complexidade

A Rede de Servi√ßos de M√©dia Complexidade realiza acompanhamento socioassistencial √†s fam√≠lias e indiv√≠duos que se encontram em situa√ß√£o de viola√ß√£o de direitos por ocorr√™ncia de viol√™ncia f√≠sica e/ou psicol√≥gica, neglig√™ncia, maus tratos, abandono, viol√™ncia sexual, abuso e/ou explora√ß√£o sexual, situa√ß√£o de rua e mendic√Ęncia, viv√™ncia de trabalho infantil, entre outras viola√ß√Ķes. Acolhe, orienta e acompanha adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas.¬†

Atendimento PSE - Média Complexidade

O atendimento acontece nos nove (9) Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) - regionalizados e localizados em pontos estratégicos da capital - além de dois (2) Centros Dia do Idoso e de três (3) Centros Pop, para atendimento à população em situação de rua.

 

Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS

O CREAS √© uma unidade p√ļblica estatal de Assist√™ncia Social, regionalizada, que tem por objetivo desenvolver a√ß√Ķes de prote√ß√£o e acompanhamento √†s fam√≠lias e indiv√≠duos que se encontram em situa√ß√£o de viola√ß√£o de direitos e risco social.¬†

Para acessar os endereços dos CREAS, clique aqui.

Serviços Ofertados nos CREAS

Os ofertados nos CREAS são PAEFI/ para Atendimento às Famílias, SEMSE/Medidas Socioeducativas e SEAS/Abordagem), além dos Centros Pop e Centros Dia.

Saiba mais acessando a Carta de Serviços da Prefeitura de Porto Alegre.

 

 

Proteção Social Especial de Alta Complexidade 


A PSE de Alta Copmplexidade constitui-se no Acolhimento em diferentes tipos de equipamentos destinado a famílias e/ou indivíduos com vínculos familiares rompidos ou fragilizados, a fim de garantir proteção integral.

Respons√°vel pelo Servi√ßo de Acolhimento Institucional, que se caracteriza por garantir prote√ß√£o integral em local de refer√™ncia de moradia provis√≥ria para crian√ßas, adolescentes, adultos, idosos e fam√≠lias que se encontram sem refer√™ncia e/ou em situa√ß√£o de amea√ßa, necessitando ser afastado do seu n√ļcleo familiar e/ou comunit√°rio.

 

Acolhimento Institucional para Criança e Adolescente

Acolhimento provisório e excepcional para crianças e adolescentes, sob medida de proteção, - como prevê o art. 98 do Estatuto da Criança e Adolescente -  em situação de risco pessoal ou social, cujas famílias ou responsáveis encontram-se, temporariamente, impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção. 

O ingresso da criança e/ ou adolescente sempre acontecerá com medida judicial. A FASC conta com 50 unidades de acolhimento para crianças e adolescentes em vulnerabilidade e risco social. 

√Č executado nas seguintes modalidades de atendimento : Casa Lar, Abrigo Residencial e Fam√≠lia Acolhedora ‚Äď para descri√ß√£o dos mesmos, consultar Carta de Servi√ßos.

 
Acolhimento Institucional para Indivíduos (Adultos, Idosos) e Famílias

¬†Acolhimento provis√≥rio para pessoas em situa√ß√£o de rua e desabrigo por abandono, migra√ß√£o e aus√™ncia de resid√™ncia ou pessoas em tr√Ęnsito e sem condi√ß√Ķes de autossustento. Disp√Ķe de estrutura para atender, com privacidade, pessoas de ambos os sexos ou grupo familiar. Todos os ingressos s√£o realizados atrav√©s de encaminhamentos da rede de servi√ßos socioassistencial e outros de garantia de direitos ao N√ļcleo de Acolhimento Adulto.

Modalidades

O Acolhimento Institucional é executado nas seguintes modalidades:

Abrigo para Indivíduos

Abrigo para Imigrantes

Abrigo para Famílias

Rep√ļblica para Indiv√≠duos

Rep√ļblica para Idosos

Casa Lar para Idosos

Institui√ß√Ķes de Longa Perman√™ncia para Idosos/ILPI

Albergue ‚Äď oferta servi√ßo de pernoite para adultos em situa√ß√£o de rua.¬†