South Summit Brazil abre debatendo a presença da mulher em posições de liderança

29/03/2023 12:57
Cesar Lopes/PMPA
COMUNICAÇÃO
Participantes ressaltaram a necessidade da criação de políticas que permitam a mudança de cultura dentro das organizações

summitA segunda edição do South Summit Brazil abriu os trabalhos pautando um tema de grande importância, mas que ainda representa um tabu: a presença das mulheres em posições de liderança nas empresas ligadas a finanças e à tecnologia. O painel Women leading finance abordou as experiências de empreendedoras e gestoras num universo em que os cargos de maior expressão ainda são marcados pela desigualdade entre os gêneros. Conduzida por Renata Zanuto, co-head do Cubo Itaú – maior hub de empreendedorismo da América Latina – a conversa abordou as experiências vividas por Connie Ansaldi, CEO da empresa de blockchain Carnival Art, e por Luciane Dalmolin, diretora sênior de vendas da Dell Technologies.

Mesmo com trajetórias distintas, as participantes ressaltaram a necessidade da criação de políticas que permitam a mudança de cultura dentro das organizações. Dados foram expostos, mostrando como a realidade na área da tecnologia reflete a realidade de uma sociedade em que as mudanças não ocorrem na velocidade esperada. “Apenas 3% dos recursos das organizações de venture capital (capital de risco) são destinados a empresas fundadas por mulheres”, destacou Connie Ansaldi. Este cenário é complementado por um levantamento das consultorias KPMG e Harvey Nash, divulgado em 2022. O estudo aponta que apenas 16% das empresas de tecnologia na América Latina possuem mulheres em cargos seniores – saldo ligeiramente superior à média mundial, que é de 11%.

Como desencadear a mudança – Transformar um universo predominantemente masculino requer ações em diversas frentes. De iniciativas individuais de reafirmação da capacidade da mulher à criação de uma cultura de equidade, várias são as possibilidades. Para Alsaldi, a mulher precisa ser “uma pedra do sapato”. “Se nós não dissermos que finanças, tecnologia, matemática e inovação são temas para mulheres, ninguém dirá e nada vai acontecer. Essa parte não é sobre os homens, mas sobre nós mesmas. É um desafio nosso”, explicou. A CEO da Carnival Art também salientou os obstáculos enfrentados ao longo de sua carreira. “Sou mulher, latina, nascida num país da América do Sul (Argentina) e fundadora de uma empresa que trabalha com algo que não possui o mesmo hype que a inteligência artificial, por exemplo. Blockchain representa um conceito de difícil assimilação. Isso me obriga da trabalhar mais e com mais força a cada dia”, complementou.

Ao abordar o case da Dell, Dalmolin apresentou o esforço da companhia para contar com mulheres capacitadas e preparadas para exercerem posições de liderança. De acordo com a executiva, é necessário estar atento às movimentações do mercado, sentir o ambiente e as transformações que ocorrem, buscando referências para poder trabalhar alinhado às melhores práticas do mercado. “Desenvolvemos programas com o propósito de levar as mulheres que trabalham na empresa a um próximo estágio, pois a nossa meta é ter 50% da força de trabalho e 40% dos cargos de liderança ocupados por mulheres até 2030. E o mais importante: compartilhamos com outras empresas as nossas experiências, para que esse movimento se dissemine no mercado”, afirmou.

Acesse aqui a programação completa.

*Os horários podem ser alterados pela organização do South Summit

Leia mais

Jornalistas de língua espanhola conhecem o South Summit Brazil

Porto Alegre reúne iniciativas pioneiras em inovação

Aberta programação do South Summit Brazil em Porto Alegre

South Summit Brazil começa nesta quarta-feira em Porto Alegre

Prefeitura lança projeto para incentivar produções audiovisuais

South Summit terá participação de speakers da prefeitura

South Summit: mais de quatro mil decretos serão revogados em projeto de desburocratização

South Summit Brazil eleva ocupação hoteleira a 90% em Porto Alegre

Prefeitura apresenta plataforma POACast durante o South Summit

Espaços da prefeitura no South Summit destacam inovação e sustentabilidade

Visitantes do South Summit têm diversas opções de passeios na Capital

South Summit: executiva do Tik Tok fala sobre rede social com alunos

Porto Alegre está pronta para receber o South Summit Brazil

Prefeitura divulga serviço de trânsito para o South Summit Brazil

EPTC realiza capacitação de taxistas para grandes eventos

DMLU recolhe 70 toneladas de resíduos da área que irá receber o South Summit

DMLU inicia limpeza de área que irá receber o South Summit 2023

 

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes