Castração de animais na Vila Nazaré segue em parceria com voluntários

16/06/2020 15:39
Vinícios Wahlbring
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
Procedimentos iniciados em dezembro do ano passado possibilitaram 219 esterilizações

A castração de cães e gatos de moradores da Vila Nazaré que serão reassentados no Loteamento Irmãos Maristas continuou nesta terça-feira, 16. Os animais foram selecionados e encaminhados pela voluntária do grupo SOS Animais Vila Nazaré, Claci Johann. Até o momento, os procedimentos iniciados em dezembro do ano passado possibilitaram um total de 219 esterilizações, sendo 94 durante o período de quarentena pela Covid-19. As castrações são realizadas gratuitamente na Unidade de Saúde Animal Victória - Usav (Estrada Bérico José Bernardes, 3489, Lomba do Pinheiro).

 “A castração é uma garantia de saúde para os animais que acompanharão seus tutores”, explica o veterinário Bruno Wagner, gestor da Diretoria-Geral de Direitos Animais (DGDA). Em função dos cuidados exigidos para evitar contaminação, as ações ocorrem em dias alternados da semana, com um número menor de animais. 

Decreto - A  Prefeitura de Porto Alegre publicou em abril o decreto 20.561, instituindo a política pública de resgate, controle populacional, ressocialização e adoção de animais domésticos, para o licenciamento de empreendimentos em locais onde são necessários a remoção de famílias e reassentamentos. A secretária municipal adjunta do Meio Ambiente e da Sustentabilidade, Viviane Diogo, afirma que a iniciativa, inédita no país, impedirá situações como as enfrentadas atualmente na Vila Nazaré e na obra da nova ponte do Guaíba, na Ilha Grande dos Marinheiros, onde o Município atua em parceria com voluntários para acolhimento de animais. 

“A partir do decreto, os empreendedores passam a se responsabilizar pelos animais domésticos que se encontram nas áreas abrangidas pelos empreendimentos, e as ações serão acompanhadas pelo Município”, explica.

Para mais informações sobre o coronavírus, clique aqui.

Veja aqui as últimas notícias sobre a pandemia

 

Ari Teixeira

Taís Dimer Dihl