Assembleia Temática elege chapa única por aclamação

08/11/2022 09:26

  

Cesar Lopes / PMPA
ORÇAMENTO PARTICIPATIVO
Participantes escolheram como prioridades de investimentos o apoio a empreendimentos econômicos populares, feiras e eventos

A quarta reunião da rodada de Assembleias Regionais e Temáticas do Orçamento Participativo (OP) foi realizada na noite de segunda-feira, 7, na Câmara Municipal, com a presença do prefeito Sebastião Melo. Com 113 participantes inscritos, a plenária sobre desenvolvimento econômico, tributação, turismo e trabalho elegeu a chapa única inscrita para o Conselho do OP (COP). Foram eleitos por aclamação Marivani Rogério e Felisberto Seabra Luisi como titulares, e para suplentes, Maria Elaine Rodrigues Espíndola e Erta Regina Silveira Ávila.

Os participantes escolheram como prioridades de investimentos o apoio a empreendimentos econômicos populares, feiras e eventos das áreas do desenvolvimento econômico, trabalho e turismo. As outras demandas foram urbanização, reforma e ampliação de produtos e serviços turísticos. Temas como qualificação do turismo, gastronomia, percurso do povo negro e Quilombo Mocambo também foram abordados pelos participantes.  

“A inovação só tem sentido se trouxer transformação social. Assumimos o compromisso de seguir trabalhando no desenvolvimento econômico e modernização da nossa Capital, além de facilitar ainda mais a vida do empreendedor” - Prefeito Sebastião Melo.

O vice-prefeito Ricardo Gomes destacou as ações do Programa +4D, que tem a proposta de transformação urbanística, econômica e social da região formada por cinco bairros: Floresta, São Geraldo, Navegantes, Humaitá e Farrapos.

Os secretários municipais de Desenvolvimento Social, Léo Voigt, e adjunto de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Douglas Martello, responderam aos questionamentos e apresentaram as ações das suas áreas. Além das várias atividades incentivando o empreendedorismo como a sanção da lei da liberdade econômica, a facilidade para abertura de empresas e a criação de espaços para atender o empreendedor, o representante da SMDET lembrou da realização do South Summit Brasil. “Porto Alegre foi palco de um dos maiores eventos de inovação do mundo em um lugar emblemático como o Cais Mauá e os resultados foram os melhores possíveis” disse Martello.

O secretário municipal de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo, destacou a migração das atividades da produção primária e o desenvolvimento da área rural, antes coordenadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, que agora estão sob a responsabilidade da pasta que comanda. “Esta é uma atribuição recente. A Governança tem uma diretoria responsável pela área”, disse Trogildo. 

Leia também:

Parada Segura no transporte coletivo é prioridade da segunda assembleia temática do OP

Temática Educação, Esporte e Lazer abre a rodada de assembleias do Orçamento Participativo

Rodada de assembleias do Orçamento Participativo começa nesta segunda

Descentralização da cultura é prioridade em temática do OP

Tecnologia acelera plenárias do Orçamento Participativo

 

Indaiá Dillenburg

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes