Mobilidade urbana é destaque no Fórum de Serviços da Região Norte

17/08/2021 12:41

  

Captura de tela / PMPA
GOVERNANÇA LOCAL E COORDENAÇÃO POLÍTICA
Encontro virtual ocorreu na noite dessa segunda-feira

O Fórum de Serviços da Região Norte do Orçamento Participativo (OP) ocorreu na noite dessa segunda-feira, 16, em reunião virtual. Entre as reivindicações da comunidade e de conselheiros e delegados do OP, destaque para serviços de mobilidade urbana.

O secretário adjunto de Mobilidade Urbana, Matheus Ayres, anunciou que dois grandes projetos estão sendo desenvolvidos pela secretaria. Um deles é o Plano de Mobilidade Urbana de Porto Alegre. “A ideia é preparar a Capital para os próximos dez anos, pensar nos grandes investimentos que a cidade precisa”. Ele adiantou que haverá uma programação organizada em conjunto com a Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política para ouvir as comunidades sobre o tema.

O outro projeto é o Plano de Segurança Viária Sustentável, que incluirá a demanda relacionada a calçadas, passeios públicos, faixas de segurança, entre outros. “Em ambos, necessitamos ouvir a população”, disse Ayres.

A delegada Maria de Fátima Cardoso do Rosário ressaltou a necessidade de receber do governo o cronograma dos serviços realizados na região. Já o conselheiro Carlos Paixão relatou questões relacionadas ao transporte coletivo em função da pandemia.

Ayres afirmou que as linhas alimentadoras estão retornando. “Cerca de 800 mil pessoas eram transportadas antes da pandemia. Durante a pandemia, passaram a ser 100 mil pessoas”, pontuou. Ele destacou que nos dias atuais já são 430 mil pessoas utilizando o transporte público.

Outra questão levantada foi relacionada à segurança. O secretário adjunto da Segurança Pública, Gelson Guarda, falou sobre o trabalho realizado pela pasta na Região Norte. “Temos mais de 1,5 milhão de veículos sendo monitorados por dia através do cercamento eletrônico, com interface para o 20º Batalhão da Brigada Militar.”

O secretário adjunto de Governança Local e Coordenação Política (Smgov), Luciano Marcantônio, fez a abertura e o encerramento dos trabalhos, enfatizando a importância de ouvir a comunidade na busca conjunta de soluções.

Os Fóruns de Serviços têm na condução dos trabalhos os conselheiros do OP das regiões. Na região Norte, o Fórum foi conduzido pelo conselheiro Carlos Paixão. Pela Smgov, que coordena os Fóruns de Serviços, estiveram presentes o diretor de Participação Cidadã, Lucas Vasconcellos; o coordenador das Subprefeituras, Pingo Vilar; o secretário Executivo do Conselho do OP, Elton Fraga; o gestor da Subprefeitura Norte, Darci José da Silva, e o chefe de Democracia Participativa, Luciano Nunes.

A reunião contou também com a participação do diretor-geral adjunto do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Darcy Nunes dos Santos; do vice-presidente da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), Cristiano Roratto; representantes das secretarias municipais de Serviços Urbanos; Habitação e Regularização Fundiária; Obras e Infraestrutura; Saúde; Educação, da Empresa Pública de Transporte e circulação (EPTC) e da Guarda Municipal.

Confira as datas dos próximos Fóruns Regionais de Serviços, com início às 19h:

18/8 - Região 2 - Noroeste (on-line)

19/8 - Região 1 - Humaitá/Navegantes (presencial)

23/8 - Região 10 - Cruzeiro (on-line)

25/8 - Região 12 - Centro-Sul (on-line)

26/8 - Região 16 - Centro (on-line)

Leia também:

Prefeitura inicia rodada de Fóruns Regionais de Serviços

Região Leste apresenta demandas no Fórum de Serviços

Fórum de Serviços da Região Cristal debate saneamento, segurança e habitação

Comunidade da Região Eixo-Baltazar é ouvida em fórum de serviços


Demandas da comunidade do Extremo-Sul são ouvidas em fórum de serviços

Região Sul faz sua reunião virtual do fórum de serviços

Fórum de Serviços da Lomba do Pinheiro tem participação Intensa da Comunidade

Comunidade das Ilhas é ouvida em fórum de serviços

Mobilidade urbana e saneamento são destaque no Fórum de Serviços do Partenon

Comunidade da Região Nordeste faz seu Fórum de Serviços

Mobilidade urbana é tema de debates no Fórum de Serviços da região Glória

Indaiá Dillenburg

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes