Pavimentação é a prioridade do OP na Região Lomba do Pinheiro
Neste sábado, 26, ocorreu a 13ª assembleia da rodada de 2025 do Orçamento Participativo (OP) na Região Lomba do Pinheiro. A plenária foi realizada na Emef Heitor Villa Lobos. Foram registradas 1.089 pessoas, que elegeram os seus delegados e conselheiros, além de escolher as prioridades de investimento direto para 2026. O subtema mais votado foi pavimentação.
Houve espaço para dez falas da comunidade inscritas pelo Fórum Regional do OP (Frop), além das declarações dos atuais conselheiros da Região Lomba do Pinheiro, Rosi Dias da Fonseca e Bruno Jacques Jorge, que compuseram a mesa de trabalho. O prefeito Sebastião Melo e secretários municipais ouviram os pronunciamentos da população e responderam aos seus questionamentos.
“O orçamento é sempre limitado, especialmente nos municípios, onde se concentram as maiores demandas e os menores recursos. Por isso, é preciso ser transparente e responsável com a população. Não adianta prometer o que não é possível realizar. Nossa prioridade é focar no que cabe dentro do orçamento, dialogando com a comunidade e apresentando o que é viável para este ano e o que ficará para o futuro. É a nossa forma de governar: honestidade, escuta e participação real das pessoas” - Prefeito Sebastião Melo.
O secretário municipal de Obras, André Flores, destacou que há 34 projetos para a pavimentação de vias, prontos ou em execução, que foram demandados na região. “Desde 2022, recebemos diversas demandas para a elaboração de projetos. Não há obra sem projeto, então essas demandas são importantes para as melhorias na região. Muitos projetos já estão concluídos e outros já em elaboração. Agora, estamos buscando os recursos necessários para executá-los”, informou.
O secretário adjunto de Saúde, César Sulzbach, explicou que o projeto do pronto atendimento Lomba do Pinheiro está em fase de licitação. Sobre a Unidade de Saúde Esmeralda, informou que o laudo de contaminação química está em análise pela Fepam e que o documento vai indicar qual procedimento de descontaminação será necessário para retomar a obra.
Em relação à US Mapa, o secretário relatou que foi pactuado entre as secretarias envolvidas (Saúde, Administração, Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade e Procuradoria-Geral), sob coordenação da Secretaria-Geral de Governo, um cronograma para a área. Quanto à nova Unidade de Saúde Lomba do Pinheiro, ele informou que a verba para essa obra já foi conquistada junto ao Ministério da Saúde. Por fim, em relação à US Quinta do Portal, relatou que o projeto estava pronto, mas precisará ser compatibilizado por conta da necessidade de uma bacia de contenção, exigência que não existia anteriormente.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou vacinação da gripe para todos os públicos e estará em todas as reuniões regionais, aplicando sempre antes de cada plenária. Também houve atendimento à população com serviços do Procon Municipal.
O OP é uma instância de organização da comunidade, com apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Governança Cidadã e Desenvolvimento Rural (Smgov). O secretário Cassio Trogildo destacou o engajamento da comunidade. "Temos registrado o crescimento do público em quase todas as plenárias. Todos estão de parabéns”, disse.
A próxima plenária ocorre na segunda-feira, 28, na Região Cristal, na Escola Municipal Especial de Ensino Fundamental Professor Eliseu Paglioli, na rua Butuí, 221, a partir das 19h.
Prioridades da região para investimento em 2026:
1º Pavimentação - Smoi/Smsurb
2º Habitação - Demhab
3º Cultura - SMC
4º Educação - Smed
Eleição para o Conselho do OP na região:
TOTAL DE VOTOS: 1080
VOTOS VÁLIDOS 1080
CHAPA 01: 612 VOTOS 56,67%
1º Titular: Fabio Marques de Almeida.
2º Titular: Liciê Helena Ribeiro Nardi.
CHAPA 2: 468 VOTOS 43,33%
1º Suplente: Rosi Dias da Fonseca.
2º Suplente: João José Marcelo.
Calendário - Já foram realizadas as seis assembleias temáticas. Agora, ocorrem as 17 reuniões regionais, até 12 de agosto. Os encontros durante a semana são às 19h e, nos sábados, o início é às 15h. Confira aqui a programação completa. As assembleias também são transmitidas pelo YouTube. Acesse aqui o canal da prefeitura.
Como participar - Todos os cidadãos podem participar do ciclo do Orçamento Participativo. Basta entrar em contato com a subprefeitura da sua respectiva região ou com a Coordenação das Subprefeituras na Smgov. Veja aqui os endereços.
Leia mais:
OP: Prioridade de investimento da Região Cruzeiro é a Cultura
Ampliação do atendimento de saúde é destaque na assembleia do OP da Região Extremo Sul
Prefeitura oferece vacina da gripe e serviços do Procon nas assembleias do OP
OP: Região Noroeste elege esporte e lazer como prioridade de investimento
Medidas de proteção contra as cheias pautam OP da região Humaitá/Navegantes
Região Sul elege saneamento básico como prioridade de investimento no OP
Assembleias regionais do Orçamento Participativo começam pela Região Centro
Temática Educação e Esporte registra maior público entre as plenárias do OP
OP: Temática de Mobilidade Urbana elege investimento em paradas de ônibus como prioridade
Alterada a data da assembleia do Orçamento Participativo da região Ilhas
Regularização Fundiária é a prioridade eleita na quarta assembleia do OP
OP: Temática Saúde e Assistência Social debate investimentos em unidades de atendimento
Temática da Cultura elege descentralização como prioridade no OP
Rodada do OP 2025 inicia com plenária temática lotada
Andrea Brasil