Infestação de Aedes aegypti

O monitoramento da densidade populacional do mosquito Aedes aegypti consiste na execução de coletas sistemáticas de amostras, com periodicidade regular, com a finalidade de conhecer a distribuição espacial e temporal das populações dessa espécie e as flutuações temporais (sazonais) da sua densidade. Em Porto Alegre, as coletas são feitas em armadilhas denominadas MosquiTrap, que capturam os mosquitos na fase adulta. Os resultados das coletas servem de base para o cálculo dos índices (indicadores) IMFA, IMFAP, IPM; os quais servem para a identificação dos locais com ocorrência de Aedes aegypti predominantes, orientam as ações de controle e são fundamentais para avaliar o impacto das medidas aplicadas. Essas ações constituem a Vigilância Entomológica, que é parte fundamental do monitoramento do risco de ocorrência de dengue, zika e chikungunya na população.

 

Conheça o Índice Médio de Fêmeas Adultas de Aedes aegypti (IMFA)

A metodologia utilizada pela prefeitura desde 2012 permite acompanhar, semanalmente, a densidade de mosquitos adultos em cada uma das armadilhas. 

O IMFA é obtido a partir de uma fórmula:


IMFA = ___número de fêmeas coletadas___ 

             quantidade de armadilhas vistoriadas
 

O IMFA é dividido em valores de risco de transmissão do vírus:

  • Satisfatório (0 a <0,15) 

  • Moderado (>0,15 a <0,30)

  • Alerta (>0,30 a <0,6)

  • Crítico (>0,6)

 

Os valores de IMFA satisfatório e moderado significam condição vetorial de baixo risco para transmissão do vírus da dengue; IMFA alerta ou crítico, indicam médio e alto risco de transmissão do vírus das doenças.

 

Índice Médio de Fêmeas Adultas de Aedes aegypti Poderado (IMFAP)

O IMFAP é uma média ponderada dos valores de captura de cada armadilha no período de quatro semanas, atribuindo maior peso para a semana mais recente, diminuindo o peso sucessivamente até a semana mais antiga. Esse indicador emprega três variáveis: reincidência de positividade de uma armadilha, tempo (ordem cronológica em que ocorreu a captura), e o volume de capturas de fêmeas de A. aegypti das armadilhas.

Para cada uma das armadilhas instaladas é calculado seu IMFAP semanalmente. 

Entende-se por reincidência a ocorrência de captura de fêmeas em uma armadilha, mais de uma vez ao longo das quatro semanas.

 

O IMFAP é dividido em valores que medem o risco de novas capturas no período de quatro semanas subsequentes. 

  • Mínimo (0,00)
  • Baixo (0,01 a 0,49)
  • Médio (0,50 a 0,99)
  • Alto (1,00+)

 

É a partir do IMFAP que os serviços de saúde tem um panorama das regiões (em torno das armadilhas) que necessitam ações de prevenção, junto à comunidade, com maior ou menor grau de urgência. 

 

Índice de Positividade da MosquiTrap

IPM (índice de positividade da MosquiTrap) = número de armadilhas positivas dividido pelo número total de armadilhas vistoriadas na semana. Representa o percentual de armadilhas com presença de  fêmea(s) de Aedes aegypti

Valores mais baixos de IPM indicam que algumas armadilhas (em relação ao todo) estão capturando maior número de fêmeas do que as outras, garantido assim um IMFA elevado. A análise conjunta do IPM, do IMFA e do IMFAP oferece um panorama mais detalhado para o planejamento de atividades em escala mais localizada na cidade. 

 

IMFA e IPM anual - gráfico MI-Aedes

Observe nos gráficos abaixo os resultados de IMFA e IPM anual desde 2018. A linha verde corresponde ao IMFA; a linha pontilhada cinza, o IPM.

 

Confira a seguir o resultado de IMFA e IPM entre as Semanas Epidemiológicas 1 a 52 de 2021.

IMFA_2021.png

 

Confira a seguir o resultado de IMFA e IPM entre as Semanas Epidemiológicas 1 a 53 de 2020. 

IMFA2020.png

 

Confira a seguir o resultado de IMFA e IPM entre as Semanas Epidemiológicas 1 a 52 de 2019.

IMFA2019.png

 

Confira a seguir o resultado de IMFA e IPM entre as Semanas Epidemiológicas 1 a 52 de 2018:

IMFA2018.png

 


Mapa desenvolvido por: logo ecovec
Acompanhe também: logo_rs_contra_aedes
Informações e denúncias:fala poa

Acompanhe a prefeitura nas redes