Saúde anuncia programação de ações contra dengue para esta semana

Agentes orientam moradores, fazem busca ativa de casos suspeitos, identificam e eliminam criadouros do mosquito

13/06/2022 08:55

Nesta segunda-feira, 13, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) dá continuidade às ações nos territórios para controle da dengue. A programação segue ao longo da semana, abrangendo 41 bairros, nas regiões Leste, Oeste, Sul e Norte da Capital. O mau tempo pode provocar suspensão, adiamento ou cancelamento de trabalhos. Novas ações podem ser programadas pelas equipes operacionais da Diretoria de Vigilância em Saúde da SMS (DVS).

Na visita aos bairros, os agentes orientam moradores, fazem busca ativa de casos suspeitos da doença ainda não notificados à SMS, além de identificar e eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti. “A infestação do vetor da dengue entrou em declínio com a diminuição das temperaturas, mas a notificação de suspeitas de casos da doença nas regiões justifica a ação”, anuncia a diretora da Vigilância em Saúde Municipal, Fernanda Fernandes.

Os agentes percorrem as comunidades identificados com coletes e crachás. A diretora da DVS, Fernanda Fernandes, destaca a importância de os moradores atenderem aos agentes e seguirem as recomendações feitas na visita domiciliar.

Aedes aegypti – O mosquito vetor da dengue, zika e chikungunya, com a ocorrência de temperaturas mais baixas, pode buscar o interior de residências, ambientes de trabalho ou comércios. “Ele é um mosquito domiciliado. Com o aumento do frio, vai procurar abrigo dentro de casa, onde a temperatura estará mais amena, por isso os cuidados no interior dos imóveis devem ser redobrados, especialmente nas regiões com confirmação de casos ou armadilhas com captura de fêmeas infectadas com o vírus”, explica a gestora.

Confira a programação:

Leste: Bom Jesus, Mário Quintana, Morro Santana, Vila Jardim, Jardim Carvalho, Jardim do Salso, Aparício Borges, Jardim Sabará, Lomba do Pinheiro, Partenon, Vila São José

Oeste: Independência, Medianeira, Azenha, Cidade Baixa, Petrópolis, Santa Cecília, Rio Branco, Belém Velho, Cristal

Sul: Lami, Tristeza, Cavalhada, Guarujá, Ipanema, Restinga, Vila assunção, Hípica

Norte: Sarandi, Cristo Redentor, Farrapos, Higienópolis, Jardim Floresta, Jardim Itu, Jardim Leopoldina, Costa e Silva, Rubem Berta, Parque Santa Fé, Passo das Pedras, Santa Rosa de Lima, São Geraldo.

 

Texto: Patrícia Coelho

Edição: Andrea Brasil

 


Mapa desenvolvido por: logo ecovec
Acompanhe também: logo_rs_contra_aedes
Informações e denúncias:fala poa

Acompanhe a prefeitura nas redes