Vigilância alerta para cuidados com arboviroses em viagens de férias

Recomendação é para quem se desloca para as regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste do país e, também, para o interior e litoral gaúchos.
26/07/2022 14:15

Os moradores de Porto Alegre que se deslocarem para áreas com transmissão de arboviroses como dengue, zika e chikungunya – especialmente para as regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil e, também, o interior e litoral gaúchos (confira no Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde a situação no país) – neste período de férias escolares devem manter os cuidados com a transmissão dos vírus das doenças, mesmo nesta época do ano.

A preocupação da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) é que os viajantes retornem a Porto Alegre infectados e, na eventual presença do mosquito Aedes aegypti, contaminem o vetor através de uma picada, dando início ao processo de infecção no inseto e, a partir deste momento, aumentando o risco de transmissão do vírus e confirmação de novos casos na cidade.

No retorno a Porto Alegre é importante que os viajantes estejam atentos aos sintomas das doenças e na dúvida a pessoa procure (ou seja levada) em um serviço de saúde, para atendimento imediato. As arboviroses (doenças transmitidas por insetos) são doenças de notificação compulsória.

Viajantes ou responsáveis por crianças com sintomas devem avisar o profissional de saúde no momento do atendimento sobre viagem a áreas com transmissão da doença, pois, a partir da suspeita e da notificação, a DVS adota medidas de combate ao vetor e eliminação de criadouros.

Recomendação - Os viajantes devem ter precauções em áreas com transmissão da dengue.  Quem viajar para áreas com a doença, deve adotar medidas de proteção individual, como utilização de repelente e uso de roupas que protejam as áreas mais expostas do corpo.

Acesse nesta seção do site Onde Está o Aedes? Orientações para o período de viagens, seja na residência, seja cuidados pessoais.


Mapa desenvolvido por: logo ecovec
Acompanhe também: logo_rs_contra_aedes
Informações e denúncias:fala poa

Acompanhe a prefeitura nas redes