Abrigos da prefeitura recebem 75 pessoas atingidas pela chuva

14/09/2023 09:04
Cesar Lopes/PMPA
Executivo
√ďrg√£os da prefeitura est√£o mobilizados para atender a popula√ß√£o

As equipes da prefeitura seguem nas ruas trabalhando para minimizar os transtornos causados da chuva que atinge a cidade desde a noite de terça-feira, 12. Os três abrigos preparados pela Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), com apoio da Defesa Civil Municipal, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e subprefeituras estão abertos para atender famílias que precisam de ajuda. Com capacidade para receber 150 pessoas, 75 passaram a madrugada desta quinta-feira, 14, nos locais.

As estruturas est√£o localizadas no Extremo Sul - Igreja S√£o Jo√£o Paulo II (rua Edgar Pires de Castro, 10.856), onde est√£o 48 desabrigados; na Sede Arco dos Correios (Estrada Retiro da Ponta Grossa, 2.450), que recebe oito pessoas; e na Regi√£o das Ilhas - Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem (rua Capit√£o Coelho, 300, Ilha da Pintada), que abriga 19 pessoas.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nas √ļltimas 24 horas choveu 74,6¬†mil√≠metros na Esta√ß√£o do Jardim Bot√Ęnico. J√° na medi√ß√£o da Esta√ß√£o Bel√©m Novo, o registro √© de 82 mil√≠metros. A m√©dia de precipita√ß√£o para setembro em Porto Alegre √© de 168 m√≠l√≠metros, mas s√≥ nos primeiros 14 dias do m√™s choveu 232 mil√≠metros no Jardim Bot√Ęnico e 242 mil√≠metros no Bel√©m Novo.¬†

A previs√£o para as pr√≥ximas horas √© que a chuva diminua e que as rajadas de vento cheguem a at√© 40 quil√īmetros por hora.¬†

Defesa Civil ‚Äď Os agentes do √≥rg√£o foram mobilizados em mais uma ocorr√™ncia relacionada √† cheia do Gua√≠ba na madrugada desta quinta-feira. Duas fam√≠lias, residentes do Arquip√©lago, foram encaminhadas ao abrigo montado na Ilha da Pintada.

CEIC-POA ‚Äď O √≥rg√£o n√£o recebeu novas demandas de a√ß√Ķes integradas na madrugada desta quinta-feira. Ao todo, 32 ocorr√™ncias relacionadas √†s chuvas tiveram a articula√ß√£o do CEIC-POA desde o in√≠cio do fen√īmeno clim√°tico.

Educação -  Seis escolas seguem sem aulas: EMEI Pica-Pau (Centro Histórico), EMEF Prof. Larry José Ribeiro (Restinga), EMEIPonta Grossa, Escola Comunitária Anio das Flores (Ilhas), Escola Comunitária Abrace (Ilhas) e Escola Comunitária Nossa Senhora Aparecida (Ipanema). As demais funcionam normalmente.

Sa√ļde - A Unidade de Sa√ļde Ilha da Pintada est√° fechada nesta quinta-feira.¬†

Dmae - O Departamento Municipal de √Āgua e Esgotos inicia nesta quinta-feira a limpeza dos arroios Cavalhada, Capivara e Guaruj√° (Zona Sul), Passo das Pedras e Jardim do Salso (Zona Norte). Todos apresentaram pontos de transbordamento ontem. A situa√ß√£o permanece em monitoramento.¬†

Mobilidade/EPTC ‚Äď A Empresa P√ļblica de Transporte e Circula√ß√£o (EPTC) segue com 25¬†ocorr√™ncias em aberto, na manh√£ desta quinta-feira, em decorr√™ncia dos reflexos das chuvas. Ao todo, s√£o 15¬†pontos de bloqueio total - sendo 12¬†por ac√ļmulo de √°gua na pista, dois¬†por queda de √°rvore e outro por motivos diversos. Dois sem√°foros est√£o com a opera√ß√£o comprometida, em amarelo piscante

Serviços urbanos/DMLU - Um novo protocolo relacionado à queda de árvore foi registrado junto à Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb) na madrugada da quinta-feira. O serviço será executado na nesta manhã.

Social - Sobe para 75 o n√ļmero de pessoas est√£o acolhidas nos tr√™s abrigos administrados pela Funda√ß√£o de Assist√™ncia Social e Cidadania (Fasc). Destas, 48 est√£o no bairro Lami, 19 na Ilha da Pintada e oito na Ponta Grossa.

Doa√ß√Ķes - O Centro Administrativo Municipal Guilherme Socias Villela (rua General Jo√£o Manoel, 157, Centro Hist√≥rico) segue recebendo doa√ß√Ķes at√© sexta-feira, 15, das 9h √†s 17h. A prioridade s√£o alimentos n√£o perec√≠veis e kits de higiene e limpeza. ¬†¬†

Nível do Guaíba
Ilha da Pintada
2,44 metros (+36 cm em relação à manhã da quarta-feira)