Comportas do Guaíba permanecerão fechadas em decorrência da elevação do lago
O sistema de contenção do Lago Guaíba, que foi totalmente fechado na noite da terça-feira, permanecerá ativado nesta quarta-feira, 27, em decorrência da elevação das águas. A régua instalada no Cais Mauá atingiu a marca de 2,9 metros no início desta manhã - ficando a 10 centímetros da cota de inundação.
As comportas começaram a ser ativadas na segunda-feira. No caso dos portões que costumam ficar fechados, o reforço se deu a partir de sacos de areia posicionados pelas equipes do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). O órgão segue monitorando a situação das áreas ribeirinhas.
Os agentes da Defesa Civil estão de prontidão para atendimentos de emergência e darão sequência às ações preventivas, nas áreas de risco, nesta quarta-feira. O órgão renovou o alerta para inundações, em vigor desde o dia 18, e monitora o risco de deslizamentos de encostas até a próxima sexta-feira.
Acolhimento - Segundo a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), 117 pessoas estão acolhidas em abrigos na Capital. Destas, 37 estão na Escola Estadual Alvarenga Peixoto, na Ilha dos Marinheiros; 32 na Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, na Ilha da Pintada; e 48 são indígenas residentes do bairro Lami abrigados no Centro Social Padre Pedro Leonardi, na Restinga.
Mobilidade - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) registrou, até às 6h desta quarta-feira, 10 pontos de bloqueio total por acúmulo de água em Porto Alegre.
Saúde - O ônibus Fique Sabendo será estacionado próximo à Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, na Ilha da Pintada, para atendimentos nesta quarta-feira. Os profissionais seguem mobilizados na assistência à população afetada pela cheia do Guaíba.
Monitoramento - A sala de situação do Centro Integrado de Coordenação de Serviços (Ceic-POA) acompanha a evolução das demandas relacionadas ao clima em Porto Alegre. Atualizações em tempo real podem ser obtidas no Twitter do Ceic-POA.
Emergências - Em caso de dúvidas e emergências, ligue para a Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193). Os serviços da prefeitura podem ser solicitados por meio do sistema 156 (telefone, site e aplicativo).
Fabiana Kloeckner