Porto Alegre é finalista com dois projetos em Prêmio Boas Práticas na Gestão Pública Municipal

29/10/2025 11:17

A Prefeitura de Porto Alegre é finalista da 7ª edição do Prêmio Boas Práticas na Gestão Pública Municipal, promovido pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), com dois projetos que se destacam pelo uso estratégico da tecnologia e pela eficiência na entrega de serviços à população: o Centro de Monitoramento e Alertas (Cemadec), da Defesa Civil Municipal, e o Reurb Digital, gerenciado pela Procuradoria-Geral do Município (PGM) e desenvolvido pela Procempa.

Nesta que é a maior edição da premiação desde sua criação, mais de 400 projetos foram inscritos em 18 categorias, reconhecendo iniciativas que promovem inovação, eficiência e transformação social na administração pública.

Os vencedores serão anunciados nesta quarta-feira, 29, às 18h, durante o 4º Smart Cities Park, em Nova Petrópolis - o evento reúne gestores públicos, especialistas e instituições parceiras para debater o futuro das cidades inteligentes e sustentáveis no Rio Grande do Sul.

Cemadec - Indicado na categoria Defesa Civil, Resiliência e Voluntariado, o Cemadec centraliza, em um único ambiente, tecnologias de monitoramento meteorológico, análise de dados e emissão de alertas à população. A estrutura fortalece a capacidade de prevenção e resposta da cidade a eventos climáticos extremos, garantindo mais segurança e agilidade nas ações da Defesa Civil.

Reurb Digital - Já o projeto Reurb Digital, finalista na categoria Gestão, Inovação e Governança, moderniza os processos de regularização fundiária em Porto Alegre. Com a digitalização e automação dos procedimentos, o programa acelera a entrega de títulos de propriedade a famílias em áreas urbanas consolidadas, promovendo justiça social e efetivando o direito à moradia digna.

 

Bárbara Barbieri

Cristiano Vieira