Prefeitura lança campanha de cuidados com o lixo e a água na Feira do Livro

05/11/2022 16:25
Pedro Piegas/PMPA
EXECUTIVO
Prefeito Sebastião Melo participou da iniciativa sábado na 68ª Feira do Livro de Porto Alegre

Conscientizar a população sobre o descarte correto do lixo e os cuidados com a água. Esse é o objetivo da campanha Eu cuido do lixo, eu cuido da água, lançada neste sábado, 5, pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) no estande da prefeitura na 68ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre. A campanha é mais uma ação do movimento A gente vive. A gente cuida.

Quem transita pela feira se depara com uma grande caixa em acrílico transparente contendo o lixo que é encontrado nas redes de esgoto e arroios da Capital. “O objetivo da campanha é conscientizar a população a fazer o descarte correto do lixo e mostrar a todos aquilo que o nosso trabalho retira dos bueiros, arroios e redes de esgoto”, afirma o diretor-geral do Dmae, Alexandre Garcia. Após a feira, a caixa será instalada em locais de grande circulação. 

O prefeito Sebastião Melo aproveitou a ação educativa para convidar os visitantes da Feira do Livro a também serem cuidadores da cidade.

“A prefeitura sozinha não consegue resolver todos os problemas. Não podemos admitir que pneus, garrafas pet, sofás e todos os tipos de lixo saiam das bocas de lobo e dos nossos arroios” - Prefeito Sebastião Melo.

Outra ação do Dmae no estande da prefeitura na feira foi a troca de sacolas plásticas por ecobags. Mais de 2 mil sacolas plásticas foram recolhidas dos visitantes do evento literário, alertando para a quantidade que consumimos e a necessidade de reduzir a utilização desse material. Também foi apresentado o painel sensorial da qualidade da água, demonstrando de forma lúdica as etapas de tratamento, e distribuídos materiais de educação ambiental.

Por meio do serviço de dragagem, neste ano, o Departamento já removeu cerca de 127,5 mil metros cúbicos de resíduos de arroios e lagos em Porto Alegre. Das chamadas “bocas de lobo”, foram retirados aproximadamente 26,7 mil metros cúbicos de lixo, rejeitos que acabam bloqueando o caminho da água da chuva, ocasionando alagamentos e transtornos na cidade.

A gente vive. A gente cuida é um movimento que convida a população a manter a cidade limpa e cuidar dos espaços públicos. Avanços importantes na zeladoria foram conquistados, mas ainda há muitos desafios para fazer de Porto Alegre uma cidade melhor para se viver. Coordenada pelo Gabinete de Comunicação Social (GCS) da prefeitura, a iniciativa tem duração de 30 meses. Assista ao vídeo da campanha.  

Leia mais:

Grande presença do público é destaque neste início de Feira do Livro

DMLU faz abordagens de conscientização ambiental na Feira do Livro

Prefeitura discute diversidade e inclusão LGBTQIA+ na Feira do Livro

Simpósio sobre haikai integra programação da 68ª Feira do Livro

Monumento à Literatura recebe novo livro de bronze na Praça da Alfândega

Feira do Livro: paradesporto é tema da roda de conversa no estande da prefeitura

Prefeitura amplia bancas de artesanato durante a Feira do Livro

Feira do Livro espera receber 1,5 milhão de pessoas na Praça da Alfândega

Erradicação do trabalho infantil será discutida na Feira do Livro

 Fasc promove ação de combate ao trabalho infantil na Feira do Livro

LGBTQIA+ é tema de bate-papo na Feira do Livro 

Transparência divulga canais de atendimento do 156 na Feira do Livro

 

Isabel Lermen e Gonçalo Valduga

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes