60+

Pessoa Idosa

Informações 60+

A prefeitura de Porto Alegre, por meio da FASC, promove acesso aos direitos e à inclusão social, cultural e econômica dos idosos, prioritariamente aos que encontram-se em situação de vulnerabilidade, previstos no Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Conheça os principais serviços para prevenção e proteção social de pessoas idosas, 60+

 

PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA

 

SCFV para Idosos

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é um serviço da Proteção Social Básica (PSB) da Política de Assistência Social que visa promover atividades voltadas para: o fortalecimento dos laços familiares e comunitários, a prevenção de situações de vulnerabilidade social e o estímulo ao desenvolvimento da autonomia e da interação social entre os idosos.

Porto Alegre possui mais de 30 grupos distribuídos nos 23 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade, oportunizando atendimento e acompanhamento a mais de 1500 pessoas idosas.

Qual o perfil dos Idosos atendidos pelo SCFV?

Os assistidos pelo serviço são pessoas idosas com 60 anos de idade completos ou mais, que se encontram em situação de vulnerabilidade social, inclui-se:

Idosos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC); Idosos pertencentes a famílias beneficiárias de Programas de Transferência de Renda; Idosos que enfrentam o isolamento devido à falta de acesso a serviços e oportunidades de convívio familiar e comunitário, cujas necessidades, interesses e disponibilidade indiquem a inclusão no serviço.

Quais são os objetivos específicos do SCFV para idosos?
  • Contribuir para um processo de envelhecimento ativo, saudável e autônomo;
  • Garantir espaços de encontro para os idosos, incluindo interações intergeracionais que fortaleçam seus laços familiares e comunitários;
  • Identificar necessidades e interesses individuais, incentivando o desenvolvimento de habilidades e a criação de novos objetivos de vida;
  • Oferecer atividades que valorizem suas experiências, encorajando a capacidade de fazer escolhas e tomar decisões, o que contribui para o fortalecimento da autonomia e do protagonismo social dos idosos.

 

PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL

 

Centro Dia do Idoso (CDI)

O Centro-Dia para Idosos é um serviço de Proteção Social Especial de Média Complexidade, projetado para oferecer suporte a pessoas idosas que ainda residem com suas famílias ou mantêm vínculos familiares, mas não recebem assistência em tempo integral em seus lares e enfrentam algumas limitações, tais como:

Realização das atividades básicas do dia a dia, como alimentação, mobilidade e higiene; Idosos que não têm comprometimento cognitivo grave, mas podem apresentar perdas cognitivas leves ou moderadas;

 

Os encaminhamentos para esses espaços são realizados por equipes da rede socioassistencial, por meio dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), pelo serviço de Busca Ativa ou por iniciativa própria do idoso, de sua família, além da rede de atendimento de outras políticas setoriais.

Porto Alegre possui dois CDIs - o Centro Dia do Idoso Nascer do Sol, localizado na Zona Norte e Centro Dia do Idoso Portal da Felicidade, na Zona Sul. Onde é ofertado atendimento especializado para pessoas idosas em situação de risco e/ou violação de direitos com atendimento de equipe multidisciplinar. Oportuniza oficinas de cultura, lazer, educação física e alimentação balanceada onde mais de 40 idosos são atendimentos e acompanhados mensalmente.

Acolhimento Institucional - Idosos

Acolhimento temporário ou de longa permanência para pessoas idosas de 60 anos ou mais, que podem ser independentes ou necessitam de algum tipo de assistência, quando todas as opções de sustento próprio e convívio familiar se esgotaram. Destina-se ao público que não têm condições de permanecer com suas famílias devido a experiências de violência, negligência, situação de rua, abandono ou fragilidade/ruptura dos laços familiares.

Os casos excepcionais abrangem situações em que os idosos não têm condições de permanecer com suas famílias, devido a fatores relacionados a questões como:

Violência física, psicológica e negligência; Violência sexual: abuso e/ou exploração sexual; Estar em situação de rua, mendicância ou abandono; Afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medida socioeducativa ou medida de proteção; E outras circunstâncias que resultam em prejuízos à qualidade de vida e impedem o idoso de desfrutar de sua autonomia e bem-estar.

 

 

Saiba como acessar os serviços

O responsável famíliar e/ou a própria pessoa pode buscar atendimento presencial na Unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) – clique aqui

Disque Centro de Referência dos Direitos Humanos - 0800 642 0100

Em casos de violência e/ou abusos psicológicos ou sexuais, busque a Delegacia de Proteção ao Idoso: Disque 181 ou clique aqui