Prefeitura mobiliza serviços para o Carnaval no Porto Seco

24/02/2024 10:18

A Prefeitura de Porto Alegre est√° presente nas duas noites de desfiles no Complexo Cultural do Porto Seco com equipes de diversas secretarias e √≥rg√£os municipais. Quem¬†acompanhou¬†as escolas de samba na sexta, 23, e assistir√° aos desfiles neste s√°bado, 24, pode¬†contar com servi√ßos essenciais como seguran√ßa, sa√ļde, assist√™ncia social, tr√Ęnsito e transporte, tecnologia, limpeza e fiscaliza√ß√£o. Confira abaixo:

Limpeza - O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) organizou uma opera√ß√£o especial de limpeza. Durante as noites de desfiles, o DMLU realiza a manuten√ß√£o nas √°reas usadas pelo p√ļblico e na pista do complexo. Est√£o mobilizados 70 trabalhadores, que operam em turnos de 12 horas, das 18h √†s 6h.

Na √°rea interna do samb√≥dromo, o efetivo conta¬†com 12 garis para a varri√ß√£o da pista ap√≥s o desfile de cada escola de samba, outros 12 para a conserva√ß√£o do espa√ßo de sa√≠da das escolas e mais 20 para as √°reas dos camarotes e arquibancadas. O restante do grupo atua¬†na parte externa do Porto Seco. A estrutura de trabalho √© composta ainda por dois caminh√Ķes que ficam¬†de plant√£o no decorrer da madrugada. Ap√≥s a festa, nos dias 24 e 25 de fevereiro, mais 15 funcion√°rios far√£o o mutir√£o na parte externa, a partir das 8h, na rua Ariovaldo Alves Paz, para a limpeza geral do local.

Tr√Ęnsito - Os agentes de fiscaliza√ß√£o da Empresa P√ļblica de Transporte e Circula√ß√£o (EPTC) foram √†s ruas na sexta, 23, e est√£o neste s√°bado, 24, desde as 6h, para auxiliar na organiza√ß√£o do entorno do samb√≥dromo. O monitoramento de tr√Ęnsito e bloqueios come√ßaram √†s 17h de sexta-feira e seguiram at√© o final do evento. A opera√ß√£o se repete neste¬†s√°bado.

Seguran√ßa - O esquema de seguran√ßa no entorno do Complexo Cultural Porto Seco conta¬†com cerca de 80 agentes da Guarda Municipal - n√ļmero que inclui parte dos alunos da corpora√ß√£o¬†que est√£o no √ļltimo m√™s de forma√ß√£o. Al√©m de atuar no patrulhamento, o efetivo d√° apoio √† fiscaliza√ß√£o e aos agentes de tr√Ęnsito da Empresa P√ļblica de Transporte e Circula√ß√£o (EPTC), se necess√°rio.

Fiscaliza√ß√£o - A Diretoria-Geral de Fiscaliza√ß√£o (DGF) atua¬†com 16 servidores para coibir o com√©rcio irregular e orientar os ambulantes nas imedia√ß√Ķes do evento.

Monitoramento - O Centro Integrado de Coordena√ß√£o de Servi√ßos de Porto Alegre (Ceic-POA) est√° mobilizado 24 horas. O √≥rg√£o atua¬†no monitoramento das c√Ęmeras localizadas no Porto Seco e entorno, disponibilizando tamb√©m a sua unidade m√≥vel para o atendimento das demandas de foli√Ķes e espectadores.

Sa√ļde - A Secretaria Municipal de Sa√ļde (SMS) mant√©m uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Complexo Cultural do Porto Seco. A estrutura oferece atendimento m√©dico e de enfermagem para o p√ļblico que acompanha¬†o desfile, das 18h √†s 6h, nos dois dias de evento. H√° tr√™s ambul√Ęncias √† disposi√ß√£o, uma do Servi√ßo de Atendimento M√≥vel de Urg√™ncia (Samu) e duas contratadas.¬†

Al√©m da UPA, equipes volantes¬†atuam¬†junto ao p√ļblico com distribui√ß√£o de √°gua e entrega de materiais informativos sobre tuberculose e preven√ß√£o a infec√ß√Ķes sexualmente transmiss√≠veis, com a distribui√ß√£o de preservativos, gel lubrificante e testes r√°pidos de HIV, que as pessoas podem fazer em casa. No estande da secretaria, h√° orienta√ß√Ķes de alimenta√ß√£o saud√°vel e como organizar a geladeira para evitar a contamina√ß√£o e deteriora√ß√£o dos alimentos.

Assist√™ncia social - A Funda√ß√£o de Assist√™ncia Social e Cidadania (Fasc) mant√©m equipes no Porto Seco, realizando a√ß√Ķes pontuais de conscientiza√ß√£o sobre trabalho infantil e explora√ß√£o de crian√ßas e adolescentes durante o Carnaval. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) mant√©m servidores no samb√≥dromo para orientar os acessos de pessoas com defici√™ncia (PCDs).

Tecnologia - A Procempa viabiliza a infraestrutura de internet, com pontos lógicos e wi-fi, para a comunicação das equipes que trabalham nos desfiles. Também oferece a transmissão do Carnaval, possibilitando a conectividade para a cobertura das emissoras de TV e rádio.

Bambas da Orgia resgata a cultura preta e ancestral
A história do tambor é o tema da Fidalgos e Aristocratas
Imperatriz Dona Leopoldina exalta o fruto de karité
Desfiles das escolas de samba ocorrem neste fim de semana na Capital