Previsão de pautas: sexta-feira, 1º de agosto

01/08/2025 08:37

UNIDADE MÓVEL - A unidade móvel da Secretaria Municipal de Saúde atenderá comunidade do bairro Partenon nesta sexta-feira, 1º de agosto. Das 10h às 16h,  o ônibus estaciona na Emef Deputado Marcírio Goulart (rua Saibreira, s/nº, Campo da Tuca). Estarão disponíveis vacinas do calendário, consultas médicas e de enfermagem, coleta de citopatológico para prevenção de câncer de colo uterino, teste de gravidez, aplicação de medicação injetável, curativo e retirada de pontos, entre outros procedimentos.

CINEMA - Desta sexta-feira, 1º, até o dia 10 de agosto, a Cinemateca Capitólio (rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro Histórico) apresenta a mostra 50/50: Clássicos Coreanos Restaurados, com sete filmes produzidos durante a década de 1950 na Coreia do Sul. A programação celebra o 50° aniversário do Korean Film Archive (Kofa), uma das mais importantes instituições de preservação audiovisual do continente asiático, e destaca obras produzidas à sombra da Guerra da Coreia (1950-1953). Com entrada franca, a mostra tem apoio da Cinemateca Brasileira. A realização é da Cinemateca Capitólio e Korean Film Archive. Veja aqui a programação. 

CENTRO MUNICIPAL DE CULTURA - Após passar por reformas devido aos danos causados pela enchente de maio de 2024, o Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues (avenida Erico Verissimo, 308 – Menino Deus) retoma as atividades com uma programação intensa neste segundo semestre de 2025. O espaço abriga o Teatro Renascença, a Sala Álvaro Moreyra, a Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães e o Atelier Livre Xico Stockinger, sob gestão da Secretaria Municipal de Cultura (SMC). Na Sala Álvaro Moreyra, a peça Carolina e Outras Vozes entra em cartaz nesta sexta-feira, 1º, às 20h, com temporada até o dia 17.

PREVISÃO DO TEMPO - A sexta-feira, 1º será ensolarada, com temperatura mínima de 11°C e máxima prevista de 23°C. Os ventos seguem de Leste com intensidade moderada. Não há previsão de chuva para nenhuma região da cidade. As informações são da Catavento Meteorologia e Meio Ambiente.

DEFESA CIVIL - A prefeitura publicou edital para contratação temporária de 18 profissionais na função de Agente de Serviços Técnicos e Operacionais, além da formação de cadastro reserva. Os selecionados atuarão diretamente nas ações da Defesa Civil do município, fortalecendo o atendimento à população em situações de risco e emergência. As inscrições estarão abertas até as 17h do dia 5 de agosto de 2025, e serão realizadas exclusivamente pela internet. Saiba mais

CORREDOR HUMANITÁRIO - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) alerta para alterações no trânsito na região da rodoviária, em razão do avanço das obras de requalificação do Corredor Humanitário, trecho que liga a avenida Castelo Branco à elevada da Conceição, com 400 metros de extensão. Veja aqui os bloqueios e as rotas alternativas. 

VIADUTO DA CONCEIÇÃO - Foi prorrogado até o dia 25 de agosto o prazo do edital de chamamento público para adoção do Viaduto da Conceição, no Centro Histórico. O objetivo é atrair parcerias com cidadãos, empresas ou organizações da sociedade civil para garantir a qualificação, preservação e uso contínuo do local. Os interessados devem enviar proposta para o e-mail apoiepoa@portoalegre.rs.gov.br ou entregar presencialmente na Secretaria Municipal de Parcerias, na rua General João Manoel, 157, 13º andar. Há a possibilidade de exploração comercial para até cinco operações.

PLANO DIRETOR - A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), definiu as regras para a audiência pública e as propostas preliminares dos projetos de lei do Plano Diretor Sustentável e da Lei de Uso e Ocupação do Solo (Luos). A audiência pública será realizada em 9 de agosto, sábado, às 10h, no Auditório Araújo Vianna, na Osvaldo Aranha, nº 685, Parque Farroupilha. Interessados em participar presencialmente devem preencher formulário eletrônico de pré-inscrição até as 13h do dia 8 de agosto, disponível aqui. O credenciamento dos inscritos no local será no dia 9, das 9h às 11h. Além da participação presencial, também será possível enviar contribuições on-line até as 12h do dia 8 de agosto, por meio do site.

CAMPANHA DO AGASALHO - A Prefeitura de Porto Alegre realiza Campanha do Agasalho e do Alimento 2025, coordenada pelo Gabinete da Primeira-Dama. O objetivo é arrecadar cobertores, roupas de cama, agasalhos, calçados em bom estado, além de alimentos não perecíveis para famílias em situação de vulnerabilidade social. Para mais informações sobre pontos de coleta e formas de participação, acesse o site da Prefeitura de Porto Alegre: prefeitura.poa.br/poaquecuida.

SARAMPO - Porto Alegre e outros 34 municípios gaúchos intensificam a vacinação contra o sarampo até 23 de setembro. A estratégia consiste em aplicar a chamada “dose zero” em bebês de seis meses a 11 meses, aumentar a vacinação da população não vacinada e revisar e atualizar a condição vacinal de pessoas que trabalham nas áreas da Saúde e da Educação. A dose zero será feita com a vacina dupla viral em bebês de seis a oito meses. Bebês de nove aos 11 meses de idade devem receber uma dose de tríplice viral. Para todas as outras faixas etárias, a aplicação será da vacina tríplice viral, que está disponível em todas as unidades de saúde. A oferta da dupla viral será em 32 locais de referência (veja aqui).

HPV - Adolescentes e jovens de 15 a 19 anos que não têm registro de doses da vacina contra o papilomavírus humano (HPV) poderão continuar se vacinando em qualquer unidade de saúde da Capital. A ampliação da faixa etária, inicialmente prevista até 31 de julho, foi prorrogada até dezembro deste ano. A vacina HPV quadrivalente (HPV4) protege contra os tipos 6, 11, 16 e 18 do vírus, prevenindo as principais complicações causadas pelo vírus em homens e mulheres. Saiba mais

GRIPE - A vacina contra gripe (influenza) está disponível para todas as pessoas com mais de seis meses de idade em todas unidades de saúde de Porto Alegre. A ampliação pretende garantir proteção contra a influenza para um público maior e diminuir o risco de complicações causadas pela infecção dos vírus Influenza A H1N1 e H3N2 e Influenza B. Mesmo com a ampliação da oferta para a população em geral, a campanha para os públicos prioritários prossegue, com expectativa de vacinar pelo menos 90% de cada um deles: crianças, gestantes e pessoas com 60 anos e mais. Em Porto Alegre, esses grupos prioritários somam 410.501 pessoas.

 

Andrea Brasil