Arte Alex Rocha sobre fotos EPTC/PMPA
Decretos reduzem em 60% circulação de pessoas nas ruas
Os 26 decretos publicados até agora pela Prefeitura de Porto Alegre para combater a propagação da Covid-19 (novo coronavírus) reduziram a movimentação das pessoas nas ruas da cidade. A circulação de veículos no domingo, 22, registrou diminuição de 60% em comparação com o anterior, 15 de março, enquanto o número de passageiros nos ônibus teve redução de 57% em relação ao sábado de 14 de março. Os dados foram compartilhados pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior nessa segunda-feira, 23, durante entrevista por telefone ao programa Gaúcha Atualidade.
O chefe do Executivo garantiu que trabalha em jornada dupla, ao lado de sua equipe de governo, para fazer tudo o que esteja ao alcance para evitar que ocorra o que acontece na Itália, onde os médicos são obrigados a escolher quem vai para UTI. “É importante pararmos nestes 30 dias no que for possível para analisar os resultados e tomar as medidas necessárias para procrastinar essa situação, deixando claro que o foco é nos idosos e na população que mais precisa dos serviços essenciais”.
Além dos decretos, o prefeito lembra de outras medidas que foram adotadas, como instalação de nove tendas em locais afastados, que receberão pessoas com problemas respiratórios e sintomas de coronavírus; e convênios com farmácias para vacinação. Também está sendo estudado um formato de transporte para os mais vulneráveis com dificuldade de locomoção; e a compreensão de táxis e aplicativos para fixarem valor baixo e unitário para que essas pessoas consigam ter acesso à vacinação.
Prefeito em quarentena - Marchezan está em quarentena desde a noite de sexta-feira, 20, devido a contato com caso confirmado de coronavírus do dirigente do Inter, Marcelo Medeiros, durante jantar no dia 11 de março. Ele não apresenta qualquer sintoma de contágio e, conforme recomendação do Ministério da Saúde, não é necessária a realização de testes. No entanto, também seguindo orientação, e por precaução em relação à sua equipe, entrou em isolamento domiciliar logo após a divulgação da notícia. A quarentena termina no dia 30 de março, quando fecham os 14 dias desde o contato com a pessoa testada positivamente. Esse é o prazo considerado para o contágio.
Gonçalo Valduga e Lissandra Mendonça
Taís Dimer Dihl
