Porto Alegre tem obrigação de fazer South Summit melhor e maior em 2023, diz Melo
O prefeito Sebastião Melo defendeu nesta sexta-feira, 6, que Porto Alegre tem a obrigação de organizar um South Summit Brasil maior e melhor em 2023. “Estamos irmanados e vamos de mãos dadas construir um evento em mais galpões do Cais Mauá e com um número ainda maior de pessoas”, disse o prefeito na cerimônia de encerramento de um dos maiores eventos de inovação e tecnologia do mundo. Ele adiantou que a Capital já terá no orçamento do próximo ano os recursos para a sua parte na realização do South Summit 20203.
Nos três dias de South Summit Brasil, mais de 20 mil pessoas de 50 países circularam pelos galpões do Cais Mauá, 30% delas vindas de fora do Rio Grande do Sul. A primeira edição brasileira teve a participação de mil startups de 76 países e 65 bilhões de dólares de fundos internacionais em negociação.
Melo acrescentou que o bom desempenho de público e o empenho coletivo entre os governos municipal e estadual, empresas, universidades e voluntários mostraram que o velho Cais Mauá pode representar a Porto Alegre do futuro. “Uma cidade que resgatou sua autoestima e que volta a se aproximar das margens do rio Guaíba, apresentar suas potencialidades e promover o casamento entre os talentos da inovação e o capital”, completa.
O governador Ranolfo Vieira Júnior enalteceu a grandeza do evento que gerou mais de 40 mil contatos entre os participantes. “Foi um divisor de águas na questão do empreendedorismo, da inovação e da tecnologia. E, certamente, também foi foi importante na geração de empregos diretos, indiretos e de renda”, ressalta.
Esta foi a primeira vez que o evento aconteceu fora da Europa. A capital gaúcha foi escolhida devido ao seu ecossistema de inovação, que conta com grandes parques tecnológicos e mais de mil startups. “É um marco histórico fazer este grande evento em um local onde a cidade teve início e agora provoca nova transformação urbanística”, acrescenta o presidente da South Summit Brasil e fundador do Hub 4All, José Renato Hopf.
Cidadã de Porto Alegre - O prefeito entregou o título de Cidadã de Porto Alegre à fundadora e presidente do South Summit, María Benjumea. A espanhola é idealizadora do South Summit e reconhecida mundialmente como incentivadora desse tema, assim como do empreendedorismo digital. Ela destaca que o empenho coletivo foi fundamental para trazer o evento a Porto Alegre. “Havia um propósito e quando encontramos algo que todos podemos construir juntos é possível fazer história”, afirma.
Leia mais:
Startups de Porto Alegre estão entre as vencedoras no South Summit
Melo defende parcerias para acelerar desenvolvimento das cidades
South Summit: painel destaca importância dos festivais para desenvolvimento das cidades
South Summit Brasil termina nesta sexta-feira em Porto Alegre
South Summit: María Benjumea receberá título de Cidadã de Porto Alegre
Vice-prefeito fala sobre liberdade para empreender no segundo dia de South Summit
Competição internacional no South Summit tem dez startups de Porto Alegre
Rede de incentivo à inovação desenvolve projetos e melhora serviços
South Summit: hub de inovação porto-alegrense é destaque em painel sobre diversidade
Prefeitura apresenta iniciativas de inovação no primeiro dia do South Summit
South Summit Brasil começa nesta quarta feira em Porto Alegre
Site conta a história do Centro e serve como guia para participantes do South Summit
Roteiro para conhecer Porto Alegre nos três dias de South Summit
South Collab Health: iniciativa busca mapear e ativar inovação na saúde
EPTC divulga serviço de trânsito para o South Summit
Representantes da prefeitura são painelistas no South Summit Brasil
South Summit movimenta rede hoteleira, bares e restaurantes da Capital
Gilmar Martins