Prefeitura reabre quatro comportas após redução do nível do Guaíba
Nesta quinta-feira, 23, a prefeitura irá reabrir quatro comportas do sistema de proteção contra as cheias de Porto Alegre. A medida será possível uma vez que o nível do Guaíba baixou para 2,97 metros nesta manhã, abaixo da cota de enchente, de 3 metros. O anúncio ocorre após reunião do gabinete de crise, com a presença do prefeito Sebastião Melo, realizada no Centro no Centro Integrado de Coordenação de Serviços (Ceic-POA).
Nas últimas 12 horas, o Guaíba reduziu cerca de 30 centímetros. A partir das 14h, as equipes do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) começam os trabalhos nos portões 1 e 2 (área do Cais Embarcadero), 4 (avenida Sepúlveda) e 6 (acesso ao Catamarã), no Centro Histórico. As comportas 11, 12 e 14 seguem monitoradas pelo Dmae. Outros sete portões estão permanentemente fechados.
Doações – Os itens mais necessários são água, alimento não perecível, material de higiene e de limpeza.
Locais:
- Centro Administração Municipal (rua Gen. João Manoel, 157 - Centro Histórico) - das 9h às 17h
- Loja 1019 do Shopping Total (avenida Cristóvão Colombo, 545 - Floresta) - das 10h às 22h
Nível do Guaíba – 11h
Cais Mauá
Atual: 2,97 metros
Cota de Alerta: 2,5 metros
Cota de Inundação: 3 metros
Pico foi de 3,46 metros na manhã de terça-feira.
Ceic-POA - O Centro Integrado de Coordenação de Serviços (Ceic-POA) monitora a execução de 27 serviços integrados em Porto Alegre. Outros 12 chamados já foram concluídos. A sala de situação está mobilizada no acompanhamento da situação climática.
Defesa Civil - A Defesa Civil de Porto Alegre participou de cerca de 2,1 mil resgates desde o domingo, 19. A mobilização, que conta com a participação do Corpo de Bombeiros e outros órgãos municipais e estaduais, tem como foco o bairro Arquipélago. Somente 30 resgates foram realizados fora das ilhas.
Assistência Social - Sobe para 226 o número de pessoas acolhidas em abrigos provisórios da Fundação de Assistência Social e Cidadania na Capital. Destas, 93 estão no ginásio do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), 78 na Casa do Gaúcho e 55 na sede do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM).
Mobilidade - A Empresa Pública de Transporte e Circulação soma nove pontos de acúmulo de água. Destes, cinco causam o bloqueio total das vias, e quatro ocasionam bloqueios parciais. A operação de emergência montada para o atendimento dos usuários do Trensurb está suspensa devido à retomada do funcionamento das estações São Pedro, Rodoviária e Mercado.
Causa Animal - O Gabinete da Causa Animal (GCA) já resgatou 100 animais da Região das Ilhas. Eles são encaminhados para Unidade de Saúde Animal Victoria e a um abrigo localizado na Restinga, contratado em caráter emergencial.
Leia mais:
Prefeitura reforça pedido por donativos para os atingidos pelas enchentes
Melo garante que prioridade é atender as famílias atingidas pela enchente
Prefeito determina abertura de terceiro abrigo emergencial para atingidos pela enchente
Melo decreta situação de emergência em razão das enchentes
Melo determina reforço das ações de apoio à população atingida pelas enchentes
Prefeitura inicia fechamento preventivo das comportas após elevação do nível do Guaíba
Prefeitura abre Ginásio do Demhab como abrigo emergencial devido à elevação do Guaíba
Prefeitura faz reunião para antecipar ações emergenciais devido à elevação do Guaíba
Prefeitura monitora possível elevação do nível do Guaíba devido às chuvas
Prefeitura mantém equipes mobilizadas para atender ocorrências devido à chuva
Cristiano Vieira