Adote um Escritor comemora 20 anos com roda de conversa na Feira do Livro

04/11/2022 11:40
Cristiano Vieira/PMPA
CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA
Projeto que une alunos, professores e escritores celebra 20 anos de a√ß√Ķes nas escolas

O estande da prefeitura na Feira do Livro foi palco para o Programa Adote um Escritor, que celebra 20 anos de atividades em 2022. Na sexta-feira, 4, alunos e professores participaram de uma roda de conversa e tamb√©m montaram uma exposi√ß√£o com a√ß√Ķes desenvolvidas nas escolas de ensino fundamental Jos√© Mariano Beck e Afonso Guerreiro Lima.

‚ÄúO projeto √© desenhado para todas as escolas da rede municipal. Temos desde educa√ß√£o infantil, ensino fundamental anos iniciais e finais, ensino m√©dio e EJA‚ÄĚ, explica Cristiane Prange, respons√°vel pelo Adote um Escritor. ‚ÄúS√£o mais de 20 anos promovendo a escrita, a leitura, e sabemos como isso √© transformador para a educa√ß√£o‚ÄĚ, completa Cristiane.

O p√ļblico que participa √© bem variado, desde crian√ßas a adolescentes e adultos. O programa consiste na ‚Äúado√ß√£o‚ÄĚ de escritores e ilustradores para o desenvolvimento de a√ß√Ķes de fomento √† leitura nas escolas pr√≥prias da rede municipal de ensino. A gest√£o √© da Secretaria Municipal de Educa√ß√£o (SMED).

As institui√ß√Ķes recebem uma verba para aquisi√ß√£o de obras do autor adotado e de outros escritores, a fim de qualificar e ampliar o repert√≥rio cultural dos estudantes e o acervo das bibliotecas escolares. O ponto alto do projeto ocorre com a visita do autor √† escola que o adotou, para interven√ß√Ķes de media√ß√£o de leitura e de atividades pedag√≥gicas de suas obras.

Na Feira, as escritoras Cl√°udia Sep√© e T√Ęnia Natel participaram da roda de conversa, reproduzindo um pouco do que ocorre nas escolas, com os alunos interagindo e buscando aprender mais sobre literatura e as formas de escrever. Cl√°udia, al√©m de escritora, √© professora aposentada da rede municipal de ensino, na qual¬† trabalhou por 31 anos. ‚ÄúFui alfabetizada e depois lecionei na rede municipal, ent√£o √© uma vida inteira dedicada ao ensino. A escrita veio depois, mas a escola transformou a minha vida com certeza‚ÄĚ, disse Cl√°udia.

Narrativas escolares ‚Äď Al√©m do Adote um Escritor, tamb√©m ocorreu a apresenta√ß√£o do livro Narrativas escolas: da teoria ao fazer pedag√≥gico significativo. Trata-se de uma obra redigida por professores que tem como origem semin√°rios de literatura realizados na Emef Jean Piaget. No volume, est√£o artigos e contos sobre diferen√ßas, inclus√£o e outros assuntos discutidos com os estudantes.

Doa√ß√£o - O Gabinete da Primeira-Dama est√° com uma a√ß√£o de recolhimento de brinquedos e livros na 68¬™ Feira do Livro de Porto Alegre. As doa√ß√Ķes ser√£o destinadas a crian√ßas em situa√ß√£o de vulnerabilidade social nas iniciativas promovidas pelo gabinete. Livros e brinquedos novos ou em bom estado podem ser entregues no coletor localizado entre os estandes da prefeitura de Porto Alegre e o de aut√≥grafos.

Estande - A prefeitura conta com um estande de 30 metros quadrados, pr√≥ximo da avenida Sep√ļlveda, com atividades educacionais e culturais durante todo o evento. A√ß√Ķes de conscientiza√ß√£o sobre os cuidados da cidade, por meio da campanha A gente vive, a gente cuida, tamb√©m ocorrer√£o no espa√ßo. Veja o calend√°rio completo aqui.

A gente vive, a gente cuida √© um movimento que convida a popula√ß√£o a manter a cidade limpa e cuidar dos espa√ßos p√ļblicos. Avan√ßos importantes na zeladoria foram conquistados, mas ainda h√° muitos desafios para fazer de Porto Alegre uma cidade melhor para se viver. Coordenada pelo Gabinete de Comunica√ß√£o Social (GCS) da prefeitura, a iniciativa tem dura√ß√£o de 30 meses. Assista ao v√≠deo da campanha.

Descontos em balaios atraem compradores na Feira do Livro

Dmae lança campanha de cuidados com o lixo e a água na Feira do Livro

Cidade educadora √© tema de mesa-redonda na 68¬į Feira do Livro de Porto Alegre

Grande presen√ßa do p√ļblico √© destaque neste in√≠cio de Feira do Livro