Assembleia da Região Nordeste do Orçamento Participativo registra 514 credenciamentos

19/11/2022 20:19
Cesar Lopes / PMPA
ORÇAMENTO PARTICIPATIVO 2022
Décima assembleia do OP contou com a presença do prefeito Sebastião Melo

Na tarde deste sábado, 19, foi realizada a assembleia do Orçamento Participativo (OP) da Região Nordeste. A plenária na Escola Municipal Deputado Victor Issler, na rua 19 de Fevereiro, 330, bairro Mário Quintana, registrou 514 participantes inscritos e elegeu a chapa única que se apresentou para compor o Conselho do OP (COP). Foram eleitos por aclamação Fernanda da Silva Abreu e Silvio Prestes dos Santos como titulares e Jair dos Santos e Caren Michele Rodrigues para a suplência.

A décima assembleia do OP contou com a presença do prefeito Sebastião Melo, de secretários e agentes municipais, vereadores e comunidade da Região Nordeste. Melo destacou a importância da mobilização comunitária e a corresponsabilidade entre poder público, iniciativa privada e comunidade para as realizações nas mais variadas áreas.

“Reconhecemos que não tem dinheiro para tudo. A prefeitura tem de olhar para todos, mas especialmente para aqueles que mais precisam. Essa cidade me acolheu tão bem no começo da minha trajetória. O que mais quero é ser reconhecido como um prefeito que se esforçou ao máximo para deixar Porto Alegre melhor. Em conjunto, vamos conseguir” – Prefeito Sebastião Melo.

Em resposta aos questionamentos relacionados à falta de escolas, a secretária municipal de Educação, Sônia Rosa, explicou que das sete escolas de educação infantil inacabadas na região, duas já foram entregues: Escolas de Educação Infantil Cezar Busatto e Padre Pedro Scapini, somando 320 vagas. “Além disso, tivemos o aumento de 2.278 vagas na educação infantil", disse, destacando que essa progressão vem acontecendo desde o início de 2021. Por fim, a secretária destacou que a política da primeira infância na Capital é de inclusão e que será realizado concurso para professores de ensino especial.

Os participantes comemoraram pelas informações do secretário municipal de Habitação e Regularização Fundiária e diretor-geral do Demhab, André Machado, e a adjunta da Smarf, Simone Somensi, que apresentaram a listagem das localidades que já estão com Regularização Fundiária Urbana instaurada. Este é o primeiro passo para entrega de matrículas. Os próximos passos são a realização dos processos urbanísticos, os cadastros de moradores, a coleta de documentação e estudos topográficos.

A plenária contou com a presença dos vereadores Alvoni Medina, Ramiro Rosário, e Giovane Byl, vice-presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, que destacou que há exatos 10 anos fez sua primeira participação como líder comunitário numa assembleia do OP da Região Nordeste. “Há 10 anos, o OP abriu espaço para um moleque de vila que se apaixonou pelo processo. Estou vereador, mas continuo sendo líder comunitário”, comemorou.

Prioridades – A Região 6 - Nordeste, que é composta pelo bairro Mário Quintana, elegeu como prioridades de investimentos para 2023 Saúde, Habitação, Educação e Assistência Social.

Na segunda-feira, 21, acontecerá, às 19h, a assembleia da Região Noroeste, no Projeto Ciso, rua Santa Catarina,105, Santa Maria Goretti.

Leia também:

Parada Segura no transporte coletivo é prioridade da segunda assembleia temática do OP

Temática Educação, Esporte e Lazer abre a rodada de assembleias do Orçamento Participativo

Rodada de assembleias do Orçamento Participativo começa nesta segunda

Descentralização da cultura é prioridade em temática do OP

Tecnologia acelera plenárias do Orçamento Participativo

Assembleia Temática elege chapa única por aclamação

Regularização fundiária é prioridade em assembleia sobre habitação do OP 

Regularização fundiária é prioridade em assembleia sobre habitação do OP 

Saúde encerra ciclo de assembleias temáticas do OP 

Centro abre as assembleias regionais do Orçamento Participativo 

Assembleia do OP da Região Ilhas elege pavimentação como prioridade de investimentos

 

 

Indaiá Dillenburg

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes