Capital aplica mais de 2,5 milhões de doses contra a Covid-19 em 2021
Ao longo de 2021, Porto Alegre se destacou nas ações de vacinação contra a Covid-19. Por inúmeras vezes, esteve em primeiro lugar no ranking da vacina entre as capitais brasileiras. E isso só foi possível devido à uma força-tarefa montada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com hospitais, unidades de pronto atendimento (UPAs), unidades de saúde, farmácias, universidades e outras instituições. A prefeitura contou com mais de 40 parceiros, que auxiliaram na logística, transporte, organização e aplicação das doses na Capital.
A campanha começou no dia 19 de janeiro, com a imunização de idosos institucionalizados e funcionários do Asilo Padre Cacique. Em seguida, foi a vez dos profissionais de saúde dos hospitais da Capital, e assim por diante, contemplando todas as etapas e grupos previstos no Plano Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde.
Nesta missão, foi montada uma campanha sem precedentes, disponibilizando a vacina de segunda a segunda, sem interromper o processo aos finais de semana ou feriados. Aos domingos, a Unidade Móvel de Saúde se deslocava até algum ponto distante do centro da Capital, facilitando o acesso da população à vacina.
Para incentivar a vacinação entre o público jovem, a prefeitura desenvolveu ações como o Rolê da Vacina. Lançada em agosto no Largo Glênio Peres, a iniciativa levou equipes volantes da SMS a diversas regiões da cidade.O Rolê ocorreu em igrejas, escolas, escolas de samba, praças, parques e até estádios de futebol.
No mês de setembro, o prefeito em exercício, Ricardo Gomes, anunciou dez ações adotadas pela prefeitura para intensificar a vacinação na Capital. As medidas surgiram após um estudo inédito de georreferenciamento realizado pelo município, que mostrou onde estava a população vacinável que ainda não havia tomado nenhuma dose da vacina contra a Covid-19.
Além do aumento de 11 para 57 locais de vacinação e a ampliação do terceiro turno de vacinação para 30 unidades de saúde, também foram realizadas algumas ações específicas. Entre elas, a oferta de transporte gratuito em 15 linhas circulares, com trajeto até 19 unidades de saúde, durante o Dia D da Multivacinação. O serviço atendeu as nove regiões da cidade com o maior número de pessoas aptas a se vacinar, registradas no Cadastro Único (CadÚnico) para políticas públicas do governo federal, mas que ainda não estavam imunizadas contra a Covid-19. A estrutura de linhas funcionou das 9h às 17h, com partidas de viagens entre 25 e 35 minutos. Ao todo, foram aplicadas 8.180 doses de vacinas contra a Covid-19 em 45 locais de imunização.
Em setembro, os torcedores do Grêmio e do Internacional tiveram uma oportunidade dupla: se vacinar contra a Covid-19 e ainda matar a saudade do estádio do time do coração. O Gre-Nal da Vacina levou a imunização para o Estádio Beira Rio e Arena do Grêmio. A ação aplicou 3.821 doses contra a Covid-19. “Essa união de clubes, parceiros e prefeitura pela saúde é essencial para levarmos a vacina a todos. Este é o Gre-Nal da vitória de Porto Alegre”, enfatizou, na época, o vice-prefeito Ricardo Gomes.
Já a Parada da Vacina, realizada em parceria com a EPTC e a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, levou a imunização a avenidas movimentadas da capital, das 21h até meia-noite, para motoristas, passageiros, ciclistas e pedestres. Na primeira edição, realizada na avenida Goethe, no bairro Moinhos de Vento, 286 pessoas receberam a vacina. Na segunda edição, realizada na avenida Loureiro da Silva, na Cidade Baixa, foram 181 doses aplicadas.
Agendamento da vacina - Para agilizar o atendimento dos usuários, evitando que eles perdessem tempo em filas, a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Procempa, desenvolveu o serviço de agendamento da vacinação através do aplicativo 156+POA. Disponível para celulares Android e IOS, a agenda da primeira dose foi disponibilizada em três unidades de saúde da e segunda dose em nove unidades de saúde, inclusive em horário noturno. Os atendimentos ocorreram em blocos de 20 em 20 minutos, sendo oferecidos cinco agendamentos por bloco. “Além do empenho das nossas equipes de saúde e dos parceiros que nos apoiam, agora temos também a tecnologia desenvolvida no próprio município para nos ajudar a enfrentar a pandemia”, ressaltou, na época, o secretário municipal de saúde, Mauro Sparta.
A partir desse conjunto de ações, foi possível aplicar mais de 2,5 milhões de vacinas contra a Covid-19 em cerca de onze meses de campanha. De acordo com o vacinômetro da Capital, 100% da população acima de 12 anos está vacinada com a primeira dose, e mais de 90% com as duas doses. Também foram aplicadas mais de 270 mil doses de reforço*.
“Queremos aqui reconhecer e homenagear os nossos profissionais e parceiros que se juntaram a nós nessa batalha pela vida. Sem eles, nada disso teria sido possível. Em 2022, continuaremos o processo de vacinação, até que toda a nossa população esteja efetivamente protegida contra a Covid-19”, finaliza o secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta.
*Devido ao ataque hacker nos sistemas do Ministério da Saúde, o vacinômetro da Capital está inoperante desde 9 de dezembro de 2021.
Retrospectiva - A Secretaria Municipal de Saúde divulga, ao longo desta semana, uma série de matérias sobre as principais ações realizadas pela pasta durante o ano de 2021. Na terça-feira, 4, serão abordadas outras iniciativas de enfrentamento à pandemia. Na quarta, 5, o foco será o investimento em infraestrutura. Na quinta, 6, a SMS divulga o balanço de atendimentos na atenção primária à saúde, e na sexta, 7, nos hospitais da rede municipal.
Fabiana Kloeckner