CNS emite moção de apoio ao manifesto contra as terceirizações no SUS em Porto Alegre
O plenário do Conselho Nacional de Saúde (CNS), instância máxima do controle social do SUS no paÃs, aprovou nesta quinta-feira, 21, uma moção de apoio ao manifesto contra as terceirizações dos serviços da atenção básica da capital.
A moção lista os motivos para o apoio ao documento, dentre eles a situação extrema que vive Porto Alegre em relação aos serviços nas mãos de organizações sociais, pontuando que quase 100% das Unidades de Saúde estão terceirizadas. "Considerando que em Porto Alegre apenas 5 das 135 Unidades Básicas de Saúde estão sob administração própria da prefeitura", destaca o texto.
Ao final o CNS lembra das mais de 50 entidades que assinam o manifesto: "O CNS vem a público expressar apoio ao manifesto aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre, que conta com o apoio de mais de 50 movimentos sociais e sindicais em defesa do SUS, contra as terceirizações dos serviços da atenção básica da capital gaúcha".

(Foto José Luiz Mansur/CMSPOA - 21.07.2022)
Â
ComitêÂ
Durante a plenária do CMS/POA realizada também na quinta, 21, foi lançado oficialmente o Comitê Popular e Democrático em defesa do SUS e contra as Terceirizações de Porto Alegre, grupo responsável pela produção do Manifesto.
-(1).png)