Comunidade da Restinga abraçará ClÃnica da famÃlia
Ato marcará o repúdio da comunidade da Restinga contra o anúncio feito pela Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre (SMS/POA) de repassar a gerência da clÃnica da famÃlia José Mauro Ceratti Lopes à Associação Hospitalar Vila Nova. O abraço está previsto para esta quarta-feira, 28, à s 10 horas, em frente ao serviço, que fica no térreo do Hospital Restinga Extremo-Sul (Av. Estrada João Antônio da Silveira, 3700 – Restinga).
A atividade foi resultado da reunião na noite desta segunda-feira, 26, do Conselho Local de Saúde da ClÃnica. Estiveram reunidos lideranças comunitárias, conselheiros de saúde, usuários, trabalhadores e comunidade. O grupo discutiu a forma arbitrária e antidemocrática, que feriu todos os princÃpios do Sistema Único de saúde (SUS), com que a SMS comunicou aos servidores e comunidade. O que gerou mal-estar na equipe de trabalho e o fechamento do serviço na tarde de sexta, 24.
A clÃnica faz parte da rede de atenção primária do municÃpio e é de responsabilidade do Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da FamÃlia (IMESF), fundação vinculada à Prefeitura da capital. Conforme a lei municipal nº 11.062, de 2011, o IMESF é o responsável e o executor das atividades relacionadas à atenção primária e apenas ações de caráter complementares podem ser terceirizadas.Â
Inaugurada em 2018, a clÃnica foi uma parceria entre a SMS/POA, governo do Estado e Ministério da Saúde, por meio do Proadi-SUS. Foi instalada no espaço fÃsico projetado para ser o centro de especialidades do HRES, na época gerenciado pelo Hospital Moinhos de Vento (HMV). O centro de especialidades do hospital nunca foi implantado, assim como a maternidade prometida para a comunidade no perÃodo da inauguração, em 2014.
-(1).png)