cms-logo.png

Comunidade e trabalhadores festejam o aniversário de 30 anos do Postão da Cruzeiro

13/09/2018 00:00

Na tarde desta sexta-feira, 14, a partir das 15 horas, a comunidade da região Glória Cruzeiro Cristal, o Conselho Distrital de Saúde Glória Cruzeiro Cristal, o Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre (CMS/POA) e as diversas entidades que compõem o Fórum em Defesa da Cidade estarão celebrando os 30 anos da ocupação que resultou na criação do Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul (PACS), conhecido como o “Postão da Cruzeiro” (Av. Professor Manoel Lobato, 151). 

Marco do movimento popular de saúde de Porto Alegre, a ocupação ocorreu no dia 14 de setembro de 1988, quando o Postão de Atendimento Médico 3 (PAM-3), que pertencia ao INAMPS, fechou a emergência pediátrica. A exigência do movimento popular à época foi que o município assumisse a gestão do serviço. Na ocasião foi decidido o encaminhamento de um termo aditivo, do então Sistema Unificado Descentralizado de Saúde (SUDS), entre o nível federal com o município, repassando a tarefa de reorganizar e reestruturar o serviço de atendimento de emergências. Registrando a primeira ação de municipalização na cidade, que ocorreu antes mesmo da promulgação da Constituição Federal de 1988, que criou o Sistema Único de Saúde.

Atualmente, o PACS é referência para Porto Alegre e região metropolitana para urgências, tem complexidade intermediária entre a atenção básica à saúde e a rede hospitalar. Em 2017, conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde, a média de atendimento mensal foi de 26.318 pacientes, dando uma média diária de 877 atendimentos, entre adultos e crianças. Atende ininterruptamente clínica médica, pediatria, saúde mental e oferece serviço de odontologia, traumatologia, pequenos procedimentos cirúrgicos e radiologia. 

Porém, o serviço vive um cenário de falta de recursos humanos e precárias condições estruturais, sucateamento que vem sendo denunciado pelo CMS/POA. Desta forma, ao mesmo tempo em que será celebrado o aniversário do PACS e do SUS, o evento tem o objetivo de denunciar o descaso com o serviço e o desmonte do SUS na capital.

 

Depoimentos de militantes, usuários e trabalhadores do serviço:

Jair Rodrigues – Trabalhador do PACS
Para nós, a importância do PACS é histórica pelo momento que se vive na cidade e que se viveu. Aqui a gente atende não apenas pessoas da cidade de Porto Alegre, mas de Alvorada, Viamão e outras cidades. Há um dito popular: “O postão resolve”. E realmente se resolve, a pessoa chega no pronto atendimento  faz exames de laboratório, faz o raio-X, sai com a medicação. É um pronto atendimento que é o coração da cidade.

 

Waldir Bohn Gass - Nucleo de Coordenação do Conselho Distrital de Saúde

São 30 anos de lutas fundamentais, 30 anos que garantiram esse pronto atendimento. Se não houvesse essa luta, não existiria este pronto atendimento, assim como outras coisas importantes da nossa região como toda a rede de atenção básica, o trabalho comunitário, o Programa Mais Médico, tudo foi fruto da luta. Então, celebrar esta luta é muito importante para a gente se encorajar e acreditar que pode mudar, e muita coisa precisa mudar, por isso precisamos participar. Ao mesmo tempo festejando, fortalecer a nossa união, a nossa unidade para que essa luta cresça e a gente não deixe nem o PACS e nem o SUS morrerem.

 

Fabiano Negreiros - Militante comunitário

Este ato de amanhã, os 30 anos de ocupação do Postão da Cruzeiro, é um ato de resgate da história de Porto Alegre, é um ato de resgate da história de luta da periferia da zona Sul de Porto Alegre, mas que tem um reflexo em toda a população. Este ato também é um ato de celebração, com a presença daquelas pessoas que lá em 1988 fizeram esta ocupação e mostraram que sem luta popular a gente não consegue conquistar os nossos direitos. 

 

Alzira Grassi – Trabalhadora do PACS

Trabalhar no postão da Cruzeiro para mim é uma grande alegria, é onde eu aprendo todo dia como vencer a apatia. Porque como diz o nosso músico Nelson Coelho de Castro – na música “Rasa Calamidade - edição 2018” - A vila cruzeiro do sul é um nome bonito de uma constelação e lá ninguém mete a mão. São 30 anos de história de uma gente que faz acontecer, 30 anos do SUS, em defesa do atendimento gratuito, universal e de qualidade. Não vamos deixar morrer, não vamos privatizar, vamos defender nosso patrimônio público.

 

Beatriz Souza – Conselheira Tutelar

Vamos mais uma vez festejar o aniversário do PACS, pra nós tão importante. Um movimento que se fez por uma necessidade daquele momento e que hoje atende diversas necessidades. Precisamos estar aqui nesta sexta, 14, para reforçar essas necessidades.

 

 

Texto: Katia Camargo

CMS - Conselho Municipal de Saúde

Av. João Pessoa, 325, Térreo. CEP 90040-000. Porto Alegre, RS.

@conselhodesaudeportoalegre

(51)99186.6669

youtube.com/@conselhosaudepoa

8h30 às 12h | 13h30 às 18h
(51) 3289-2847