cms-logo.png

Comunidade protesta contra o fechamento da US Tronco

15/06/2020 00:00

Na manhã desta segunda-feira, 15, usuários e trabalhadores da Unidade de Saúde Tronco realizaram um ato contra o fechamento do serviço, anunciado pela Prefeitura de Porto Alegre (PMPA) na semana passada.

A unidade está instalada no bairro Santa Tereza, uma comunidade com alta vulnerabilidade social e que possui conflitos entre moradores de diferentes territórios da região. O fechamento do serviço coloca as pessoas em risco de segurança já que terão que se deslocar até outra unidade de referência, e, acima de tudo, gera desassistência para os usuários do serviço em plena pandemia.

Além disso, as adequações a serem feitas no prédio e o terreno para a construção da unidade já haviam sido identificados pela comunidade há pelo menos quatro anos. Porque o acordado entre o gestor à época e a região era a construção de uma nova instalação. Sendo assim, o prefeito Nelson Marchezan Jr. descumpre um planejamento e fecha um serviço localizado em um dos territórios mais vulneráveis da cidade, de forma arbitrária e contrariando a legislação do SUS e a lei orgânica de Porto Alegre.

Após a manifestação, os participantes realizaram uma caminhada até o Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul (PACS).

O ato contou com o apoio do Conselho Distrital de Saúde Glória Cruzeiro Cristal, do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) e teve a presença de vereadores e das lideranças da Grande Cruzeiro. A ação foi realizada com respeito ao distanciamento social e todos os participantes usaram máscaras.

CMS - Conselho Municipal de Saúde

Av. João Pessoa, 325, Térreo. CEP 90040-000. Porto Alegre, RS.

@conselhodesaudeportoalegre

(51)99186.6669

youtube.com/@conselhosaudepoa

8h30 às 12h | 13h30 às 18h
(51) 3289-2847