Conferência debate saúde das mulheres na Capital
Foto: Cristine Rochol/PMPA
Evento reuniu cerca de 200 participantes
domingo no Salão de Atos da UFRGS
09/05/2017 14:50:00
A 1ª Conferência Municipal de Saúde das Mulheres de Porto Alegre, no Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), reuniu cerca de 200 participantes para discussão de polÃticas públicas em saúde. O evento teve inÃcio à s 8h30 de domingo, 7, com a aprovação do regulamento. A mesa de abertura contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Erno Harzheim, a coordenadora do Conselho Municipal de Saúde, Mirtha Zenker, a representante do Conselho Nacional de Saúde, Silvia Aloia, e o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Claudio Augustin. (fotos)
Na programação, a professora de saúde coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Stela Meneghel, fez uma palestra sobre saúde das mulheres e os desafios para a integralidade com equidade. Os eixos temáticos foram trabalhados em quatro grupos de discussão, momento em que os participantes elaboraram as propostas a serem levadas à  votação. Durante a conferência, foi escolhida a comissão de delegados, que representará o municÃpio na etapa estadual, prevista para os dias 9, 10 e 11 de junho, também no Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A plenária aprovou, ainda, 12 moções, sendo oito de repúdio, uma de apoio e as demais de reivindicações, que serão encaminhadas aos destinatários pela comissão organizadora.
"A construção e realização da 1ª Conferência Municipal de Saúde das Mulheres foi um momento histórico de muita intensidade, onde segmentos e coletivos se fizeram presentes, com ações e discussões que privilegiaram a diversidade", avaliou Mirtha. Promovido pelo Conselho Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, o evento teve apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, SindiSaúde-RS, Grupo Thema e Couroarte. Em paralelo às discussões, a atividade contou com espaço para crianças, auriculoterapia, amostra de ervas da horta comunitária Lomba do Pinheiro e um varal de ideias onde os conferencistas puderam deixar seu recado sobre o tema.
Objetivos da conferência:
- impulsionar, reafirmar e buscar a efetividade dos princÃpios e diretrizes do Sistema Único de Saúde, com garantias de equidade e polÃticas que reduzam as desigualdades sociais e territoriais, conforme previsto na constituição federal e nas leis nºs 8.080, de 19 de setembro de 1990, e nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990;
- avaliar a situação de saúde das mulheres e o desenvolvimento do SUS e propor diretrizes para definir a polÃtica municipal de atenção integral à saúde das mulheres;
- fortalecer o controle social no SUS e garantir formas de participação dos diversos setores da sociedade em todas as etapas da 1ª Conferência Municipal de Saúde das Mulheres de Porto Alegre.
Eixos temáticos:
1 - o papel do estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres;
2 - o mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres;
3 - vulnerabilidades e equidade na vida e na saúde das mulheres; e
4 - polÃticas públicas para as mulheres e a participação social.
Como atividades preparatórias, foram realizadas 29 conferências livres em Porto Alegre durantes os meses de março e abril, com a participação de mais de mil pessoas.
/conselhos /saude /saude_da_mulher
Texto de: Katia Camargo
Edição de: Gilmar Martins
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.
-(1).png)