Conselho dá inÃcio à implantação de projeto que visa qualificar o fluxo de informação com suas instâncias descentralizadas

Na foto (esq. p dir.): Estagiários Carlos Schmitz e Jeniffer, Conselheiros Adriane
da Silva e Darcy Gulart durante formação que ocorreu na quarta, 23.10.
Em outubro começaram os treinamentos dos conselheiros indicados pela região Centro, região escolhida para iniciar o projeto-piloto. A segunda região será a Leste, na qual já foi feita a primeira reunião de apresentação do Projeto que está sendo chamado, por enquanto, de "Drive".
Â

Na foto (esq. p dir.): conselheiro Paulo Franco e estagiário
Carlos Schmitz, durante formação que ocorreu na sexta, 18.10.
Â
O objetivo do "Projeto Drive" é fornecer apoio técnico-operacional para organização e manutenção dos Conselhos Distritais de Saúde (CDS) e Locais de Saúde (CLS) vinculados ao CMS, racionalizar processos, fluxos e procedimentos, intensificar a troca de informações de forma a aumentar a efetividade da supervisão e organização da rede pelo CMS. Além de fomentar a adoção de boas práticas de registro e guarda documental.
Os CDS e os CLS são instâncias de âmbito municipal, colegiadas, paritárias e permanentes, organizadas dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) pelas Resoluções CNS Nº 453/2012 e 714/2023.Assim como os conselhos de saúde presentes nas demais esferas de governo, eles se constituem como espaço descentralizado de participação social nas polÃticas públicas e gestão do SUS, sendo importantes instrumentos para aproximar a comunidade dos serviços de saúde.
Por serem as instâncias de controle social mais próximas do dia a dia das comunidades, fortalecer os CDS e CLS é fundamental na solidificação da capilaridade da gestão participativa no SUS em âmbito municipal, de acordo com as diretrizes preconizadas no Art. 198 da Constituição Federal de 1988. Com um legado de mais de 30 anos de atuação, o Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre é pioneiro na participação social do SUS.
A atividade está sendo desenvolvida pela assessoria de comunicação do CMS/POA com os estudantes de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que desenvolvem estágio na área de comunicação do Colegiado.
Â
-(1).png)