Conselho Municipal de Saúde comemora 25 anos
Conselho Municipal de Saúde comemora 25 anos
O aniversário de 25 anos do Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre (CMS) foi comemorado nesta quinta, 18, no teatro da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Na oportunidade, 14 iniciativas receberam o prêmio Destaque em Saúde por terem desenvolvido ações para o fortalecimento do SUS e qualificação da saúde pública da capital.(fotos)
A mesa de abertura do evento teve a presença do secretário de Saúde, Erno Harzeim, da coordenadora do CMS, Mirtha Zenker, e do professor Airton Stein, representando a UFCSPA. Também estiveram presentes, os ex-coordenadores do conselho de Saúde, Djanira Corrêa, Silvia Giugliani, Humberto Scorza, Nei Carvalho e Maria Letícia de Oliveira Garcia.
Durante a solenidade, Mirtha agradeceu aos conselheiros municipais pelo tempo dedicado na defesa da democracia e contra as ameaças sofridas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nestes 25 anos. “O protagonismo dos conselheiros construiu a trajetória de lutas e conquistas do Conselho Municipal de Saúde”, ressaltou. Complementou, ainda, “O país vive um momento de sérios ataques aos direitos, é preciso unir esforços para enfrentar as ameaças de privatizações e parcerias público-privadas que precarizam e comprometem os serviços de saúde e o SUS público de qualidade, garantido pela constituição federal”.
O secretário Harzeim felicitou o controle social e homenageou os conselheiros salientando o grande empenho para manter o Sistema Único de Saúde. “A força do conselho está nos seus integrantes”, destacou. O secretário também manifestou que qualificar a atenção primária é a sua prioridade. “Não teremos um SUS forte, se não tivermos uma atenção primária vigorosa”, enfatizou Harzeim.
Dentre os homenageados com o prêmio Destaque em Saúde, em sua 8ª edição, a assessora técnica do CMS, Joana Olívia Fernandes, recebeu o prêmio na categoria trabalhador. Joana foi indicada e premiada por ter atuado intensamente na formação de novos conselhos locais de saúde e pelo trabalho de apoio aos conselheiros. “Divido este prêmio com todos os trabalhadores que, em 2016, abraçaram suas unidades de saúde e lutaram contra o ataque maciço ao SUS, que tomaram as ruas e ocuparam espaços em defesa do direito humano fundamental à Saúde”, disse Joana, emocionada, causando comoção na platéia.
As categorias que receberem a homenagem na noite foram: Direito à Saúde, Educação na Saúde, Controle Social, Gestão em Saúde, Inovação em Saúde, Saúde da Mulher, Saúde Mental, Paz e Saúde, Legislativo e Saúde, Comunicação e Saúde, Integralidade em Saúde, Serviço de Saúde, Trabalhador(a) em Saúde.
Conheça os premiados:
- Direito à Saúde
Pessoa: Dra. Liliane Dreyer da Silva Pastoriz - Promotora de Justiça do Ministério Público Estadual
- Educação na Saúde
Projeto Grupo Hiperdia da Unidade de Saúde Santo Alfredo da Secretaria Municipal de Saúde
Instituição: EducaSaúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
- Controle Social
Instituição: Conselho Local de Saúde da Chácara da Fumaça
- Gestão em Saúde
Pessoa: Lívia Maria Fagundes – Coordenadora da Unidade de Saúde Vila Vargas da Secretaria Municipal de Saúde
- Inovação em Saúde
Projeto: Álbum seriado de Crioulo Haitiano e Português – Política de Saúde da População Negra da Secretaria Municipal de Saúde
- Saúde da Mulher
Pessoa: Loreni Lucas - Promotora Legal Popular/Comissão de Saúde da Mulher/Coordenadora do Conselho Distrital de Saúde Humaitá Navegantes Ilhas
- Saúde Mental
Projeto: Gera Encontro - Geração POA – Secretaria Municipal de Saúde
- Paz e Saúde
Projeto: Olimpíadas Culturais da Grande
- Legislativo e Saúde
Projeto: Alimentos orgânicos na merenda escolar - Lei 12.125 (22/09/16), do vereador Marcelo Sgarbossa
- Comunicação e Saúde
Projeto: Livro Ação Comunitária pela Saúde em Porto Alegre - Movimento pela Saúde dos Povos (MSP)
- Integralidade em Saúde
Projeto: Grupo Movimento – Unidade de Saúde Lomba do Pinheiro da Secretaria Municipal de Saúde
- Serviço de Saúde
Instituição: Unidade de Saúde Vila Vargas, da Secretaria Municipal de Saúde
- Trabalhador em Saúde
Pessoa: Joana Olívia Fernandes - Assessora Técnica do Conselho Municipal de Saúde
25 anos – O Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre (CMS/POA) atua no controle social do SUS há 25 anos e foi criado pela Lei Municipal Complementar 277, em 20 de maio de 1992. O conselho desenvolve sua função na formação e controle de estratégias de políticas de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, em caráter permanente e deliberativo. Para ter acesso às agendas de reuniões, documentos e outras informações, basta acessar o site.
Foto: Cristine Rochol/PMPA
Texto: Katia Camargo
-(1).png)