Conselhos Locais de Saúde recebem placa de sinalização
Na manhã desta quarta-feira, 10, três serviços de saúde receberam placas que sinalizam a instalação e funcionamento dos Conselhos Locais de Saúde (CLS). A atividade é uma iniciativa do Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre (CMS-POA), que contemplou as unidades de saúde Modelo, Santo Alfredo e São Carlos. Estiveram presentes no ato a coordenadora do CMS, Mirtha Zenker, a vice-coordenadora, Djanira Correa da Conceição, a assessora do gabinete do secretário de Saúde, Diane Moreira do Nascimento, representantes das gerencias distritais das regiões Partenon e Centro, representantes dos conselhos locais, além de trabalhadores e comunidades.
As placas recebidas pelos serviços foram afixadas nas salas de espera e contém informações básicas sobre o que é um CLS, pra que serve, como funciona, de que forma participar, bem com um espaço para materiais informativos e de divulgação com dia, hora e local das reuniões.
Conforme Djanira, a defesa do Sistema Único de Saúde passa pelo controle social, que precisa de uma mobilização forte e atuante nas comunidades de cada região, por isso é tão importante fortalecer os conselhos locais com a participação de usuários, trabalhadores, gestores e prestadores. “No momento político vivido pelo país, de grandes ataques aos direitos e à constituição, é fundamental a participação cada vez mais ativa da população nos espaços democráticos”, destaca.
Conselho Local de Saúde
Instância máxima deliberativa e de participação da comunidade na área de abrangência de cada unidade de saúde, o CLS atua no planejamento, na cogestão e na fiscalização do serviço de saúde, exercendo atuação descentralizada e regionalizada dos Conselhos Distritais de Saúde e do CMS. As reuniões são abertas aos usuários, trabalhadores, coordenadores de unidades de saúde e moradores em sua área de abrangência, que terão direito à voz e a voto.
Texto: Katia Camargo
-(1).png)