Dia da Independência e Grito dos(as) Excluídos(as) – alternativa cidadã neste 7 de setembro
“Nada melhor do que esta data para refletir sobre a soberania nacional, que é o eixo central das mobilizações do Grito. Nesta perspectiva, o Grito se propõe a superar um patriotismo passivo em vista de uma cidadania ativa e de participação, colaborando na construção de uma nova sociedade, justa, solidária, plural e fraterna”. (www.gritodosexcluidos.com)
Esta frase está na narrativa da história do Grito dos(as) Excluídos(as), uma manifestação popular que teve início em 1995, com o tema “A vida em primeiro lugar”. O movimento ocorre no 7 de setembro para marcar um contraponto ao Grito da Independência.
Neste ano, o tema será “Basta de Miséria, Preconceito e Repressão! Queremos Trabalho, Terra, Teto e Participação”. Tendo em vista a pandemia da Covid-19, muitas entidades estão envolvidas para fazer no dia 7 de setembro o dia “D” para a coleta de assinaturas da petição pública “O SUS merece mais em 2021”.
Lançada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), no dia 11 de agosto, a petição destaca a importância do SUS diante da calamidade pública causada pela pandemia da Covid-19 e as dificuldades que enfrenta devido ao subfinanciamento. A petição atualmente está com cerca de 50 mil assinaturas, com a meta de atingir 100 mil apoiadores/as, para, no dia 9 de setembro, ser entregue no Congresso Nacional.
O Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre (CMS/POA) convida os (as) conselheiros (as) e entidades que compõem o plenário para estarem juntos nesta mobilização nacional para coleta de assinaturas em defesa de mais recursos para o SUS em 2021. Assine a petição e divulgue nas suas redes sociais.
Como posso contribuir com o Dia “D”?
Assine a petição.
Divulgue no site da sua entidade e nas redes sociais.
Compartilhe o link com as hashtags #SUSmereceMais #MaisSUSMenosCoronavirus #EuDefendoSUS #RevogaEC95
Grave um vídeo e publique nas redes sociais com “Eu defendo o SUS!” e conte porque assinou a petição.
Viralize cards, textos e links sobre a petição em diferentes grupos.
Envie o link da sua publicação para: comunicacns@gmail.com e conselhodesaudepoa@gmail.com
-(1).png)