Enfrentamento ao Câncer foi tema de painel realizado pelo controle social
Em alusão ao Outubro Rosa, mês que marca as ações de prevenção ao Câncer de Mama, a Comissão de Assistência Farmacêutica (CAF) do Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre (CMS/POA) realizou na manhã desta quinta-feira, 25, o painel “Saúde e Ações Sociais de Enfrentamento ao Câncer”. A atividade contou com a parceria do Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (IMAMA) e da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (ABRALE).
O debate fez parte do calendário de encontros da CAF e contou com a participação dos painelistas Tiago Cepas Lobo, pela ABRALE, Samsara Nyaya, do IMAMA, e Masurquede de Azevedo Coimbra, conselheiro de saúde e coordenador da CAF. Participaram do debate conselheiros de saúde, membros da CAF e convidados. (Fotos)
Durante o encontro, os participantes receberam informações sobre a situação do câncer nos municípios brasileiros, conheceram o atendimento realizado pelo IMAMA a mulheres no extremo-sul da cidade de Porto Alegre, que compreende os bairros Restinga e Extremo-sul, além de debaterem sobre ciência e tecnologia na prevenção do câncer.
Para Coimbra, esta atividade deu início a diversas ações que a CAF pretende realizar durante o ano de 2019. “O painel serviu de termômetro para a realização de novas atividades, também com a parceria da ABRALE e do IMAMA, e que tenham a possibilidade de construção de propostas na área para as conferencias municipal e estadual de saúde que ocorrem no próximo ano”, destacou. Conforme o conselheiro, a realização deste encontro permitiu um debate amplo entre painelistas e participantes. “Foi possível pensar em como a sociedade deve se organizar para enfrentar este problema que assola dezenas de cidades brasileiras e com maior incidência de morte prematura”, falou Coimbra.
Texto: Katia Camargo
-(1).png)