Lavanderia põe em risco o atendimento do hospital Cristo Redentor
Na manhã desta terça-feira, 23, representantes do núcleo de coordenação do Conselho Municipal de Saúde (CMS/POA), do conselho Gestor do Hospital Cristo Redentor e da gerência administrativa do Hospital Cristo Redentor (HCR) estiveram reunidos para tratar sobre as denúncias feitas por conselheiros de Saúde durante a plenária do conselho do dia 18 de outubro, quinta.
A pauta tratou sobre os riscos de contaminação sofridos pelos trabalhadores do hospital, e sobre a situação da lavanderia da Associação de Hospitais de Porto Alegre (AHPA), que atende todo o Grupo Hospitalar Conceição (GHC). Pela denúncia dos conselheiros, parte da roupa de cama está sendo entregue, após passar pela lavanderia, ainda suja e contaminada. Relataram também que os trabalhadores não utilizam equipamentos de segurança para o manuseio das peças. Os conselheiros informaram, ainda, que o hospital estaria utilizando a roupa de cama contaminada.
Como encaminhamento da reunião, o representante do hospital anunciou algumas medidas corretivas para a situação detectada no local e a comissão de fiscalização do CMS/POA agendará uma vistoria à lavanderia do GHC. Depois da fiscalização, será elaborado um documento que será encaminhado aos órgãos competentes para análise e solução do problema.
A Lavanderia da AHPA já foi alvo de denúncias da Comissão de Fiscalização do CMS/POA, em janeiro de 2014. A situação vivida na época é semelhante à detectada atualmente.
Â
Texto: Katia Camargo
-(1).png)