Moção de repúdio à Reforma da Previdência é aprovada pela plenária
A plenária extraordinária do Conselho Municipal de Saúde aprovou moção de repúdio à Reforma da Previdência. Com a presença do secretário de Saúde da capital (SMS), Erno Harzeim, e da coordenadora do Conselho Municipal de Saúde (CMS - POA), Mirtha Zenker, e demais conselheiros que representam as distritais de saúde e entidades, a reunião aconteceu na noite desta quarta, 11, na sede do Conselho Municipal de Saúde.
Com 32 votos favoráveis e uma abstenção a moção de repúdio será encaminhada aos conselhos Estadual e Nacional de Saúde e à Câmara de Vereadores, com a proposta de ser realizada um tribuna livre para discussão do tema. Conforme Mirtha, o objetivo é promover um debate com a sociedade sobre as inúmeras perdas de direitos que esta reforma, se aprovada, acarretará." Principalmente por estar intimamente vinculada às questões de saúde das trabalhadoras e trabalhadores", destaca.
Outra moção também aprovada em plenária com quórum de 26 favoráveis e 4 abstenções, foi a encaminhada pelo Conselho Distrital Sul Centro Sul de apoio ao trabalhador do Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da FamÃlia - IMESF, Daniel Camargo, coordenador (afastado) da unidade de saúde Moradas da HÃpica.
Durante a plenária, a proposta de polÃtica de assistência laboratorial do municÃpio foi apresentada pelo corpo técnico da Secretaria Municipal de Saúde. Como encaminhamento da reunião, o documento será disponibilizado para análise dos conselheiros, para que seja, posteriormente, consolidado. A assistência laboratorial vem sendo pauta marcante, desde 2013, entre a gestão da SMS e o controle social do Sistema Único de Saúde de Porto Alegre.
Texto: Katia Camargo
-(1).png)