Movimento em Defesa do SUS
Na reunião realizada na noite do dia 30 de maio, segunda-feira, entidades, trabalhadores, gestores e usuários envolvidos com o SUS compareceram ao Auditório da SMS para discutir a Mobilização em Defesa do Sistema Único de Saúde - SUS, onde a ideia principal é mobilizar a população na luta contra o desmonte do SUS, noticiado pelo atual governo do País.
Alegando não ter dinheiro suficiente para manter o Sistema Único de Saúde SUS, o atual governo pretende reduzir os recursos disponibilizados para o SUS, propondo apoiar e incentivar, inclusive financeiramente, os planos privados de saúde, perdoando uma divida de milhões de reais que os planos devem ao governo, sendo assim na saúde privatizada só recebe atendimento quem consegue pagar pelo plano de saúde ou seja mais uma vez a população sairá prejudicada.
Criado há dois anos, o Programa “Mais Médicos”, possibilitou que médicos estrangeiros pudessem trabalhar no Brasil e foi uma medida para garantir o direito das pessoas à saúde. De acordo com a Constituição de 1988 a Saúde é um direito de todos, que deve ser garantido pelo governo através dos impostos que pagamos. Após a implantação do “Mais Médicos”, as áreas mais isoladas tiveram acesso aos médicos que ficam na Rede de Atenção Básica do SUS e normalmente atendem pessoas carentes ou que teriam difícil acesso a outros lugares para obter atendimento.
O Movimento em Defesa do SUS é uma mobilização para chamar atenção da população sobre o que vem acontecendo e o CMS/POA está atento e mobilizado na luta pelo direito à saúde.
Devido a Mobilização em Defesa do SUS, não ocorrerá a Plenária Ordinária marcada para o dia 02 de junho, quinta-feira, por isso convidamos nossos Conselheiros a nos acompanhar nessa caminhada.
A ideia da caminhada é divulgar o Movimento, além de juntar mais pessoas para apoiar essa causa, afinal o SUS é de todos os brasileiros. O CMSPOA, estará concentrado na tarde de 02 de junho, quinta-feira entre 15h e 16h em frente ao Hospital de Pronto Socorro, para fazer a panfletagem e informar sobre a ação e a partir das 17h, segue em caminhada até a Esquina Democrática.
PROGRAMAÇÃO:
9h - Confecção de cartazes e pirulitos, no Auditório da Secretaria Municipal de Saúde - SMS, situado na Av. João Pessoa, 325, térreo;
15h - Concentração em frente ao Hospital de Pronto Socorro, na esquina da Av. Osvaldo Aranha com a Av. Venâncio Aires (Largo Leopoldo Hertzl);
16h - Distribuição de panfletos e esclarecimentos à população nas sinaleiras das proximidades do Hospital de Pronto Socorro - HPS.
17h - Caminhada até a Esquina Democrática - Avenida Borges de Medeiros com a Rua da Praia (Andradas).
-(1).png)