Natal com presentes da coleção “Uai,Tchê! Permita-se!”, a luta por uma sociedade sem manicômios
Juntos de forma virtual há alguns meses, a GerAçãoPOA - Oficina Saúde e Trabalho, de Porto Alegre, e a Companhia Girassol, de Belo Horizonte, criaram o projeto “Uai, Tchê”, lançado no dia 7 de dezembro, numa live, já com a primeira coleção intitulada “Permita-se!”. Nesse momento de isolamento, oficineiros e usuários de Porto Alegre e Belo Horizonte reinventaram outras formas e outros fazeres.
Produzidos a partir de iniciativas de geração de renda em na perspectiva psicossocial, os produtos são confeccionados por meio de oficinas de trabalho capazes de produzir saúde, inclusão, participação, bem-estar, autonomia e cidadania. O trabalho é baseado nos princípios da economia solidária e criativa, na preservação do meio ambiente, através da ressignificação de materiais, na responsabilidade social, construção coletiva, e, principalmente, no cuidado em liberdade.
A primeira coleção da parceria é inspirada no casal italiano "Franca & Franco Basaglia". O psiquiatra e ex-professor universitário Franco Basaglia foi o responsável pela implantação, em 1978, da Lei 180, lei da Reforma Psiquiátrica Democrática Italiana, que serviu de base para revolucionar o cuidado em Saúde Mental no mundo e promover a luta por uma sociedade sem manicômios. Também inspiram o trabalho a "Balada de um Louco", dos Mutantes, e outras "Fridas".
A coleção, conforme Dirceu Luiz Rohr, oficineiro do GerAçãoPOA e conselheiro do Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre (CMS/POA), se chama “Permita-se!” justamente com o objetivo de fazer uma provocação para que as pessoas se permitam “ousar mais, se permitir mais, amar mais, propor mais”. Segundo Dirceu, a união dos dois coletivos é uma construção que consagra a inclusão social, o trabalho como direito e o cuidado em liberdade, que tem muito mais a construir do que um tratamento de clausura em hospitais psiquiátricos.
Para Silvia Maria Soares Ferreira, oficineira da Companhia Girassol, o projeto é um trabalho que produz sentido e protagonismo enquanto sujeitos de direitos. “Na contramão de um trabalho alienante, é algo que dá sentido e nos humaniza”, disse.
As produções (arte em mosaico, camisetas, marcadores de páginas, objetos para casa, acessórios, bolsas, máscaras, planner, cadernetas e cadernos bordados) estão disponíveis na página do facebook do “Uai, Tchê”, na loja física do GerAçãoPOA (R. Mariante, 500 – Porto Alegre/RS - das 8h às 17h, de segunda a sexta), e também por whatsapp: (51) 3289-5535, Porto Alegre, e (31) 9838-69400, Belo Horizonte.
A GerAçãoPOA Oficina Saúde e Trabalho da capital gaúcha tem 24 anos e faz parte da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, serviço 100% Sistema Único de Saúde. Atualmente, 122 oficineiros compõem o coletivo de trabalho. O GerAçãoPOA é o único componente da RAPS que possuí um Conselho Local de Saúde e que participa, ativamente, com representantes de usuários na Comissão de Saúde Mental do CMS/POA.
A Companhia Girassol, de Belo Horizonte (MG), com 02 anos de existência, é composta por trabalhadores com longa experiência nas áreas onde atuam. Vários dos seus membros são oriundos da surpreendente Suricato e da exitosa #Conexão SuricatoItália, origem de seus idealizadores.
Acesse também o documentário produzido pelo CMS/POA "O sapato de Sofia", que narra a construção do projeto "Uai, Tchê" sobre o olhar dos oficineiros e trabalhadores dos dois coletivos.
-(1).png)