cms-logo.png

Novembro negro e despedida dos médicos cubanos serão pauta da plenária do CMS/POA desta quinta-feira

21/11/2018 00:00

A pauta da plenária desta quinta-feira, 22, do Conselho Municipal de Saúde (CMS/POA) terá caráter formativo e em alusão ao Novembro Negro, considerado nacionalmente como o mês da Consciência Negra.  No encontro, será apresentada a dissertação de mestrado “O Dispositivo de Promotor@s em Saúde da População Negra na Implementação da Política Nacional de saúde da População Negra em Porto Alegre (PNSIPN)”, da mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Elaine Oliveira Soares, que é trabalhadora do Sistema Único de Saúde e responsável pelo projeto dos promotores em saúde na Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre (SMS/POA).

Durante a plenária, também será prestada uma homenagem de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pelos médicos cubanos, por meio do Programa Mais Médicos, em Porto Alegre. Um total de 13 médicos deixam a cidade ainda esta semana. O programa funciona no Brasil desde 2013 levando médicos para regiões onde há escassez ou ausência desses profissionais. 

Na quarta-feira, dia 14 de novembro, o governo de Cuba anunciou que deixaria o Mais Médicos no país em função das declarações feitas pelo presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), na qual criticava a formação dos médicos cubanos e afirmava que alteraria os termos acordados no início do programa.

O CMS/POA sempre incentivou o programa na capital gaúcha, considerando fundamental o acesso à saúde da população mais carente na cidade garantido após a implantação do Mais Médicos, incluindo populações vulneráveis como a indígena.  

A plenária será aberta e tem início às 18h30min no auditório da SMS, Av. João Pessoa, 325, térreo.

 

 

Texto: Katia Camargo

CMS - Conselho Municipal de Saúde

Av. João Pessoa, 325, Térreo. CEP 90040-000. Porto Alegre, RS.

@conselhodesaudeportoalegre

(51)99186.6669

youtube.com/@conselhosaudepoa

8h30 às 12h | 13h30 às 18h
(51) 3289-2847