Oficina apresentará resultados da pesquisa nos Conselhos Locais de Saúde de Porto Alegre
Nos dias 24 de novembro e 1º de dezembro, o Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre (CMS/POA) e o Laboratório de Políticas Públicas, Ações Coletivas e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (LAPPACS/UFRGS) estarão realizando uma oficina para apresentar os resultados da pesquisa Desafios da Participação Social na Atenção Básica: Análise dos Conselhos Locais de Saúde (CLS) na Cidade de Porto Alegre. A atividade ocorrerá das 8h30 às 18 horas, no auditório da Faculdade de Farmácia da UFRGS (Av. Ipiranga, 2752).
A pesquisa, implantada em 32 CLS e realizada entre 2016 e início de 2018, analisou a estrutura institucional e a dinâmica de funcionamento dos CLS implantados nas Unidades de Saúde (US), investigando o perfil dos participantes e como influenciam no funcionamento dos serviços e na política municipal voltada para a participação e o controle social.
A oficina pretende, a partir dos resultados da pesquisa, dar início ao planejamento do CMS/POA para 2019 no que diz respeito ao fomento da mobilização social e ampliação da participação das comunidades nos CLS. Levando em consideração as experiências exitosas locais e a cooperação entre os CLS em relação ao trabalho desenvolvido para a qualificação do Sistema Único de Saúde (SUS). O encontro é direcionado para os integrantes dos CLS e vai preparar os conselheiros distritais para a próxima etapa do planejamento do conselho, que ocorrerá no dia 8 de dezembro.
A atividade foi coordenada pelo professor do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UFRGS, Frederico Viana Machado, e pela servidora do CMS/POA Joana Olívia Fernandes, e contou com a colaboração de discentes de graduação e pós-graduação e os participantes da Comissão de Educação Permanente do CMS.
Para o coordenador da pesquisa, diferente do que se conhece oficialmente, o trabalho buscou saber o que efetivamente os CLS estão fazendo na cidade. “Buscamos saber quais são suas práticas, o que dialogam no cotidiano dos serviços e investigar com um pouco mais de precisão a estruturação dos CLS na cidade”, falou Machado. Sobre a apresentação dos resultados e a perspectiva da oficina, o professor espera que a pesquisa possibilite propostas para qualificar ainda mais a participação social em Porto Alegre. “Além de contar para as pessoas o que nós encontramos, também queremos, juntamente com os participantes da pesquisa, discutir estes resultados. Queremos saber o que as pessoas pensam sobre isso, analisar e compreender quais seriam possíveis ações que podemos tomar coletivamente para superar problemas e construir um contexto mais articulado para a participação social na cidade”, destacou.
Oficina:
24 de novembro ou 1º de dezembro
Das 8h30 às 18 horasNo auditório da Faculdade de Farmácia da UFRGS (Av. Ipiranga, 2752)
Inscrições:
Pelo fone (51) 3228.0203 ou por e-mail cms@sms.prepfoa.com.br
Apresentando nome, e-mail, telefone, qual CLS que participa e a que segmento pertence
A programação contará com coffee break e almoço.
Os participantes terão direito a certificado, que será entregue no local.
-(1).png)