Pesquisa analisará participação social do SUS em Porto Alegre

Pré-teste da pesquisa sendo aplicado na US Panorama.
Foto: Divulgação/CMS.
Analisar a estrutura institucional e a dinâmica de funcionamento dos Conselhos Locais de Saúde (CLS) implantados nas Unidades de Saúde (US) de Porto Alegre, investigar o perfil dos participantes e como influenciam no funcionamento das US e na política municipal voltada para a participação e o controle social são os objetivos da pesquisa Desafios da Participação Social na Atenção Básica: Análise dos Conselhos Locais de Saúde na Cidade de Porto Alegre.
A pesquisa é uma iniciativa do Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre (CMS/POA) em parceria com o Laboratório de Políticas Públicas, Ações Coletivas e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (LAPPACS/UFRGS). Coordenada pelo professor do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UFRGS, Frederico Viana Machado, e pela professora do curso de Ciências Sociais da UNISINOS, Monika Dowbor, conta com a colaboração de discentes de graduação e pós-graduação e os participantes da Comissão de Educação Permanente do CMS.
Durante o mês de maio, os pesquisadores estão realizando os pré-testes em alguns CLS da cidade. Já foram visitados os conselhos das US Diretor Pestana, Jardim Leopoldina e Panorama. A pesquisa será implanta nos 72 conselhos locais de Porto Alegre, no período de junho até o início de 2018.
Conforme o coordenador do projeto, o propósito é dar visibilidade às experiências locais e ampliar as possibilidades de cooperação entre os cidadãos e suas contribuições para a melhoria dos serviços de saúde. “Queremos aprender com as comunidades e suas experimentações para construir pontes. Nosso objetivo principal é identificar as potencialidades e desafios desta política municipal, bem como as ações desenvolvidas nos territórios que produzem inovações valiosas para as dinâmicas comunitárias e políticas”, explica Machado.
Texto: Katia Camargo
-(1).png)