Plenária da aprovação do Plano Municipal da Pessoa com Deficiência
Quinta feira, dia 18 de agosto, foi realizada a Plenária Ordinária do Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre (CMS/POA), que ocorreu na Sede da Associação dos Servidores da SMS, localizada na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), na Avenida João Pessoa, n° 325.
A coordenadora do CMS/POA, Mirtha Zenker deu início a Plenária que teve como pauta o Plano Municipal de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência e contou com mais de 100 pessoas, entre conselheiros, trabalhadores, gestores, entidades e estudantes.
Na reunião foram aprovados os pareceres números 30/16 - Casa Menino Jesus de Praga - Plano de Aplicação de Recursos oriundos de Convênio da Secretaria Estadual da Saúde (SES) e o 31/16 - Irmandade Santa Casa de Misericórdia - Plano de Aplicação dos Recursos do Programa Nota Fiscal Gaúcha – etapa 46.
Durante a apresentação do Acontece, a coordenadora, Mirtha, mostrou as atividades que o CMS/POA, participou nas últimas semanas, como a Audiência Pública do Grupo Hospitalar Conceição – GHC (10.08), Quinta-feira da Saúde Integral, a Entrega do Manual do Trabalhador do Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família (IMESF), visita as obras da Emergência do Hospital de Pronto Socorro (HPS), respectivamente (11.08) e a Audiência Pública de Saúde Mental Infantil (17.08).
Após os Informes da noite, a coordenadora das Politicas Públicas da Pessoa com Deficiência, Janete Mengue, apresentou o Plano Municipal da Pessoa com Deficiência. Os objetivos específicos do plano são desenvolver ações de prevenção e identificação precoce de deficiências em todos os ciclos de vida. Promover e ampliar os cuidados em saúde especialmente dos processos de reabilitação auditiva, física, intelectual, visual, ostomia e múltiplas deficiências. Ampliar a oferta de órtese, prótese e desenvolver as ações intersetoriais da saúde em parceria com as organizações governamentais e da sociedade. Entre as principais metas do plano, está o atendimento no tempo adequado com continuidade no tratamento que estabelece a possibilidade do agendamento telefônico de consultas para pacientes idosos e para pessoas com deficiência já cadastrados nas Unidades de Saúde. Estimular a prevenção e notificação de violência a Pessoa com Deficiência em conjunto com Gerência de Políticas Públicas de Cuidados e Agravos Não Transmissíveis – DANT´s - eixo Violência. “Percebemos que não existe um olhar a pessoa com deficiência, sabemos que essa parcela é excluída, pois muitas vezes essa pessoa não tem como pedir socorro e o índice de violência é alto”. Completa, Janete.
Ao finalizar a apresentação do Plano foi aberto para questionamento dos conselheiros. Depois dos participantes realizarem os questionamentos a coordenadora das Politicas Públicas da Pessoa com Deficiência, Janete Mengue, respondeu as perguntas e fez suas colocações a respeito do que foi exposto.
A coordenadora do CMS/POA, Mirtha Zenker, finalizou a Plenária: “Estamos fazendo o Plano Municipal da Saúde da Pessoa com Deficiência a muitas mãos e é para beneficiar as pessoas com deficiência que não enxergamos, são aquelas que estão invisíveis em tantos pontos dentro de Porto Alegre”. Declara. E por fim, com ressalvas da Plenária, foi aprovado com 28 votos favoráveis o Plano Municipal da Saúde da Pessoa com Deficiência.
Apresentação do Plano Municipal de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência
-(1).png)