Plenário aprova Programação Anual de Saúde para Porto Alegre
Pauta da reunião desta quinta, 07, a Programação Anual de Saúde (PAS) 2018 da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) foi aprovada pelos conselheiros por 42 votos favoráveis, uma abstenção e nenhum voto contrário. A PAS 2018 foi validada com as considerações apresentadas no parecer da Secretaria Técnica (SETEC) do Conselho Municipal de Saúde (CMS/POA).
Durante os informes da plenária, o coordenador-adjunto do CMS/POA, João Miguel Lima, relatou a situação de saúde vivida na região Nordeste, salientando que se trata de uma região extremamente carente. “As pessoas que precisam fazer um raio-x tem que ir lá no hospital da Restinga, quatro passagens para ir fazer o raio-x e depois quatro para buscar o resultado do exame. Lutamos por uma saúde digna. Não adianta a gente vir aqui reclamar e o gestor não fazer nada. Quem sofre com isso são as pessoas pobres”, desabafou.
Os conselheiros aprovaram, também, com 37 votos favoráveis e a abstenção do secretário de Saúde, Erno Harzeim, uma moção de repúdio contra a medida de redução de gastos em políticas sociais anunciada pelo governo Michel Temer (PMDB). Publicada no Diário Oficial da União na quarta-feira, 30 de maio, a medida provisória 839 cancela mais de R$ 179 milhões diretamente do Sistema Único de Saúde (SUS).
Texto: Katia Camargo
-(1).png)