Porto Alegre debate Vigilância em Saúde
A 2ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde (CMVS) realizada nos dias 25 e 26 de agosto reuniu cerca de 250 pessoas no Hotel Continental para debater o tema "Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Defesa de um SUS Público de Qualidade". O evento foi uma parceria do Conselho Municipal de Saúde e da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde.
Os participantes decidiram por unanimidade, durante a aprovação do regulamento da 2ª CMVS, prestar uma homenagem à colega Márcia Calixto, alterando o nome da conferência para 2ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde Márcia Calixto. A enfermeira, que trabalhava na Vigilância em Saúde, foi vítima de violência contra a mulher e assassinada pelo marido em 2012.
Estiveram presentes no evento, a coordenadora do Conselho Municipal de Saúde(CMS), Mirtha da Rosa Zenker, o secretário municipal da Saúde, Erno Harzheim, o coordenador da Vigilância em Saúde (CGVS), Anderson Araújo de Lima. Para a coordenadora do CMS, a conferência reforçou o papel fundamental do controle social na defesa do SUS e da saúde pública de qualidade para a população. “O controle social desempenhou um papel de incentivar a realização da conferência, estimulando o gestor e mobilizando as comunidades locais na concretização desse espaço de discussão e de definições de propostas sobre vigilância em saúde que se relacionam diretamente com o dia a dia das pessoas, na prevenção de doenças e na promoção de cuidado”, destacou Mirtha.
Como atividades preparatórias, foram realizados 31 conferências livres entre julho e agosto, com participação de mais de 1.000 pessoas dos diversos territórios da cidade, o que fortaleceu a importância do controle social na mobilização das comunidades e da sociedade civil. Nesses encontros foram sistematizadas propostas para os oito sub-eixos da 2ª CMVS, que serviram como documento balizador das discussões e votações.
As 12 propostas mais votadas da 2ª CMVS serão encaminhadas para a 1ª Conferência Estadual de vigilância em Saúde, que acontecerá em Porto Alegre de 6 a 8 de outubro. O conjunto de propostas eleitas durantes as conferências livres estarão no Relatório final da Conferência e servirão de referência ao gestor para a Política Municipal de Vigilância em Saúde. A Conferência também elegeu, entre usuários, trabalhadores, gestores e prestadores, um total de 36 delegados titulares e 7 suplentes (delegação) que representarão Porto Alegre na etapa Estadual.
Confira aqui o ranking das propostas.
Texto: Katia Camargo
-(1).png)