Prêmio Destaque em Saúde 2015
Serviços, projetos e servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estão entre os ganhadores da 6ª edição do prêmio Destaque em Saúde, distinção concedida pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS) a iniciativas e pessoas que contribuíram, no ano que passou, para a consolidação de um Sistema Único de Saúde (SUS) inclusivo, universal e humanizado. A solenidade de entrega, na noite dessa terça-feira, 19, na Câmara Municipal, marcou os 23 anos do CMS.
Para a coordenadora do CMS, Djanira Corrêa da Conceição, o conselho é uma luta em prol da saúde de Porto Alegre. "Vocês fazem a diferença e dão o olhar único às ações do município. Sintam-se todos de parabéns por buscarem garantir o direito à saúde para todos", comemorou.
O secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, ressaltou que o CMS é uma conquista histórica da formação do SUS. "Me orgulho de estar aqui para homenagear o conselho. Mesmo com todas as dificuldades financeiras que o país vem enfrentando, e que se refletem consequentemente na saúde, temos iniciativas importantes para destacar", afirmou Ritter.
Também presente ao evento, o prefeito em exercício, Sebastião Melo, destacou que muitas das ações que vemos hoje em saúde creditam-se à atuação do conselho. "Nasci junto com o SUS e sou um militante dessa causa. Este reconhecimento é um estímulo às melhores práticas", disse.
Confira as nove categorias premiadas
CONTROLE SOCIAL
Pessoa: Maria Encarnacion Ortega. Por sua atuação no controle social, segmento usuário, a partir de conselhos locais de Saúde e Conselho Distrital de Saúde da Região Leste, bem como Conselho Gestor do HPS e Local PRO/PET-Saúde da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
DIREITO À SAÚDE
Projeto: Mutirão da Saúde - Hospital Divina Providência e SMS. Desde 2006, as equipes da saúde da família das unidades Rincão e Nossa Senhora de Belém, com apoio de instituições e órgãos públicos, fazem mutirões para propiciar à comunidade o acesso à saúde, além de ações sociais e geração de renda, ofertando consultas médicas, coletas de exames citopatológico, solicitação de exames laboratoriais e mamografia, vacinas, testes rápidos de HIV-Sífilis-Hepatite, avaliação oftalmológica, atingindo um público de aproximadamente 500 usuários em cada evento.
EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Projeto: Oficina de sensibilização ao profissional que atua com pessoas com deficiência (PCD)–Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). O projeto foi realizado no Posto de Atenção Primária em Saúde Glória, no Hospital de Pronto Socorro (HPS) e Núcleos de Apoio à Saúde da Família. Foram realizadas dinâmicas e apresentação do vídeo “Dicas de Convivência”, com a finalidade de compreensão das dificuldades e desafios no atendimento à pessoa com deficiência (PCD).
GESTÃO EM SAÚDE
Pessoa: Elmo Raupp Behenck Viegas. O engenheiro Elmo é servidor municipal e atua na coordenação da assessoria de Projetos da SMS, responsável pela manutenção predial, execução das obras e reformas dos serviços de saúde. É considerado um exemplo de profissional e servidor, comprometido com o trabalho e, principalmente, com os recursos públicos.
INOVAÇÃO EM SAÚDE
Projeto: Comitê da Transmissão Vertical do HIV e Sífilis Congênita de Porto Alegre. O trabalho desenvolvido pelo comitê consolidou-se em 2014, com o objetivo de zerar a transmissão vertical do HIV e prevenir a sífilis congênita no município, que é a capital brasileira com o maior coeficiente de detecção de casos de Aids no Brasil nos últimos sete anos, com média de 103 casos por 100 mil habitantes.
INTEGRALIDADE EM SAÚDE
Projeto: Grupo de Trabalho de Humanização Partenon/Lomba do Pinheiro. Criado em 2012, mantém encontros mensais. Em 2014, teve várias iniciativas com trabalhos nas unidades da Lomba do Pinheiro na questão da humanização do SUS, como a constituição de Conselhos Locais de Saúde.
SAÚDE DA MULHER
Projeto: Rede Cegonha no Município de Porto Alegre. Através das medidas desenvolvidas, a redução da mortalidade materna em 2014 foi de 66% em relação a 2013, atingindo um coeficiente de 20 mortes maternas para cada 100 mil nascidos vivos, além do aumento do número de gestantes que realizam mais de sete consultas no pré-natal para 74,15%, 1,1% a mais que 2013.
SERVIÇO DE SAÚDE
Instituição: Posto de Saúde Vila Floresta – GHC. O Posto da Vila Floresta, em 2014, além do atendimento médico, o posto conta com Conselho Local de Saúde constituído desde 1997, que mantém um boletim informativo, servindo de elo entre o posto e a comunidade. O lema da equipe é: “No nosso posto, não recebemos usuários e sim acolhemos pacientes”.
TRABALHADOR EM SAÚDE
Pessoa: Arlete dos Passos Volino. É agente comunitária de Saúde há 16 anos, na Unidade de Saúde da Família Jardim da Fapa, Distrito Nordeste. Participou de movimentos sociais do seu território na luta por melhores condições de moradia, assim como a implantação da Equipe de Saúde da Família. É comprometida, colaboradora e atuante.
-(1).png)