Situação da assistência em Saúde Mental é discutida pelo conselho
A situação do atendimento de adolescentes nos Plantões de Emergência em Saúde Mental dos Prontos Atendimentos Cruzeiro do Sul (PESM/PACS) e IAPI (PESM/IAPI) foi discutida pelo plenário do Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre (CMS/POA) na última reunião ordinária do plenário, na quinta-feira, 27 de junho.
Durante o encontro foi apresentada a fiscalização feita ao PESM/PACS no dia 21 de junho. A visita registrou a falta de um espaço específico para o atendimento de adolescentes, que acabam sendo internados no mesmo ambiente que os adultos, estrutura física em estado precário, escassez de trabalhadores para as demandas diárias, além de falta de macas, o que faz com que os usuários sejam atendidos em colchões improvisados no chão.
Após a apresentação do relatório da fiscalização, considerando a situação de calamidade no serviço de saúde mental, em especial no atendimento de adolescentes, os conselheiros encaminharam a implantação de uma Força Tarefa de Entidades pela Defesa dos Serviços de Emergência em Saúde Mental do SUS em Porto Alegre. A primeira reunião acontecerá nesta quinta-feira, 4, às 17 horas, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (AV. João Pessoa, 325 – térreo).
Para a coordenadora do conselho, Maria Letícia de Oliveira Garcia, o conselho está tomando a iniciativa necessária para propor ações de enfrentamento a esta situação grave que necessita medidas urgentes. “A força tarefa terá o objetivo de discutir e elaborar uma nova estratégia para o enfrentamento da situação de descaso, abandono e emergência vivenciada pelos usuários e trabalhadores destes serviços”, disse.
Manifesto do Comitê contra a Megamineração no Estado
Durante a plenária foi aprovado o Manifesto do Comitê contra a Megamineração no Estado, proposto pela conselheira Tiana Brum de Jesus, que representa o Conselho Regional de Serviço Social no plenário. O manifesto é uma das ações contra os impactos socioambientais de megaprojetos de mineração previstos para o Rio Grande do Sul, assinado por diversas entidades ambientais, sindicais, associativas e movimentos sociais, que se reuniram no último dia 29 de maio, na sede da APCEF/RS, em Porto Alegre, para a criação do Comitê de Combate à Megamineração no Rio Grande do Sul (CCM/RS).
-(1).png)