SMS lança Linha de Cuidados da Doença Falciforme com apoio da Comissão de Saúde da População Negra
Na quarta-feira, 16, foi divulgado o lançamento da Linha de Cuidado da Doença Falciforme, uma das enfermidades genéticas mais comuns no mundo, pela Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, com o protagonismo da Comissão de Saúde da População Negra do CMS/POA. O objetivo do encontro foi enfatizar o cuidado integrado aos pacientes acometidos pela doença falciforme (DF), que atinge 8% da população negra do Brasil. A Linha segue um itinerário terapêutico visando a promoção, tratamento, monitoramento e recuperação da doença.
O evento abriu com uma apresentação musical performada pela artista Nina Flor. A coordenadora da Comissão de Saúde da População Negra do Conselho Municipal de Saúde (CSPN/CMSPOA), conselheira Maria Letícia Garcia, participou da mesa de abertura da atividade juntamente com o secretário da Saúde, Fernando Ritter, a Diretora da Atenção Primária, Vânia Frantz, a representante da Secretaria de Atenção Primária à Saúde e da Coordenação Nacional de Atenção de Saúde da População Negra do Ministério da Saúde, Elaine Soares, a representante da Coordenação de Sangue e Hemoderivados da Saúde e coordenadora da Comissão Técnica da DF, Miranete Arruda, a coordenadora da Sessão de Hemoglobinopatias do Hemocentro do RS e do Departamento Estadual de Sangue e Hemoderivados, Giovanna Diaz, e a coordenadora das Políticas Públicas e da Área Técnica de Saúde da População Negra, Gisele Gomes.
Ritter comentou que há 354 pessoas diagnosticadas com doença falciforme no município de Porto Alegre, levantamento feito por meio de um cruzamento de dados. Também disse que há consciência que existe outro quantitativo de pessoas ainda não diagnosticadas. ‘’Essa política ela veio para sensibilizar (...)’’. Ele acrescentou que a Linha de Cuidados tem o objetivo de fazer todo o itinerário dos pacientes e tratar precocemente a DF. “ A DF tem um atraso histórico em nosso país, e precisa ser recuperada’’, falou Ritter.

Foto: Gabriel Maciel CMS/POA
A conselheira Maria Letícia relembrou a luta da CSPN para conquistar seu espaço e a importância do lançamento da linha de cuidado da DF. ‘’Nossa Comissão tem em sua centralidade, assim como a política, o combate e o enfrentamento ao racismo institucional”, comentou. Ela exaltou a participação do CMS/POA e sua contribuição na implantação da linha de cuidado da DF no SUS de Porto Alegre, proporcionando o cuidado de forma responsável.

Foto: Gabriel Maciel CMS/POA
Texto: Gabriel Maciel
Supervisão: Katia Camargo
-(1).png)