Previsão de pautas: sexta-feira, 31 de maio
PLANO DE RECONSTRUÇÃO - A Prefeitura de Porto Alegre lança, nesta sexta-feira, 31, o plano de ação Porto Alegre Forte e a plataforma Reconstruir Porto Alegre. A apresentação e coletiva de imprensa estão marcadas para as 9h, no Instituto Ling, na rua João Caetano, 440, bairro Três Figueiras. A iniciativa Reconstruir, desenvolvida pela prefeitura com técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) e informações de todas outras pastas e órgãos, mapeou equipamentos públicos danificados pelas enchentes e que precisam de reforma.
DISTRIBUIÇÃO DE DONATIVOS - Três entidades parceiras, que realizam distribuição de donativos para famílias que se voluntariaram a abrigar pessoas afetadas pela enchente em Porto Alegre, estarão abertas nesta sexta-feira, 31. Confira aqui os endereços e horários.
US MAPA - A partir desta sexta-feira, 31, os atendimentos prestados pela Unidade de Saúde Mapa, na Lomba do Pinheiro, serão prestados pela unidade móvel estacionada ao lado do cemitério Jardim da Paz (rua João de Oliveira Remião, 1347), das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Serão ofertados atendimentos médicos, de enfermagem e odontológicos, além de vacinação contra gripe, Covid-19 e tétano, testes rápidos e retirada de medicamentos, exceto antibióticos. O acesso é espontâneo, sem necessidade de agendamento. A carreta foi disponibilizada pela Polícia Rodoviária Federal por meio de parceria.
REGISTRO UNIFICADO - O cadastramento para o Registro Unificado passa a ser feito presencialmente também no Mutirão da Cidadania, organizado pelo Shopping Praia de Belas. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, no primeiro piso. O objetivo do Registro Unificado é determinar quantas famílias foram impactadas pela cheia do Guaíba, iniciada em 2 de maio, e onde elas residem. A base de dados será utilizada para a definição de políticas públicas nas áreas de habitação, saúde, assistência social e renda, etc. Preferencialmente, o cadastro pode ser feito on-line. Além do novo posto de atendimento junto ao Shopping Praia de Belas, a prefeitura disponibiliza outros espaços físicos com atendimento de segunda a sexta-feira (exceto feriados). Confira aqui.
TRANSPORTE COLETIVO - A Secretaria de Mobilidade Urbana (SMMU) e Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informam ampliação no transporte público. Com a liberação de mais trechos de vias públicas que haviam sido inundadas durante as enchentes, haverá o retorno da operação da linha 704 - Humaitá, para atender a parte já acessível do bairro. As linhas transversais T1, T2, T2A, T5, T7, que já operam com 100% da oferta de viagens, voltam a cumprir o itinerário original em todo o percurso. As linhas T3, T8 e T12 passam a atender o Terminal Cairu, na avenida Farrapos, enquanto a T5 e a T11 passam a operar um terminal temporário na Farrapos, sentido Centro-bairro, entre a avenida Pernambuco e a rua Prof. Sarmento Barata. Todas as notificações sobre as linhas, rotas alteradas e a localização dos ônibus em tempo real, com GPS em 100% da frota, estão atualizadas no aplicativo Cittamobi, disponível para smartphones iOS e Android.
DENGUE E COVID-19 - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibiliza duas novas vacinas em Porto Alegre. A Qdenga, contra a dengue, está disponível para crianças e adolescentes entre 10 anos e 15 anos incompletos (14 anos, 11 meses e 29 dias). Já a vacina monovalente XBB, da fabricante Moderna, passa a ser o imunizante referência para todos os públicos aptos a receber a dose e garantir proteção contra a Covid-19. Saiba mais.
WHATSAPP - A prefeitura reforçou as funcionalidades do sistema 156 para auxiliar os cidadãos em temas da área de assistência social. Na opção 1 “Enchente POA”, do WhatsApp do 156 (34330156), foi criado o submenu 3 “Assistência Social/Fasc”. Por meio do novo ícone, o usuário recebe orientações sobre a ação humanitária frente à calamidade pública: cadastro único, benefícios sociais, registro unificado, abordagem social e atendimento nos CRAS. Há, ainda, outros três serviços disponíveis: Central de Cadastro de Abrigos (0), Quero Doar (1) e Quero Receber Doações (2). A prefeitura recomenda que o WhatsApp do 156 (34330156) seja utilizado como referência para o cidadão para evitar informações desencontradas e fake news. Outros pedidos de serviços de zeladoria, como podas de árvores, serviços de água, entre outros, podem ser solicitados pelo link ou aplicativo 156+POA.
ENTIDADES PARCEIRAS - As famílias que se voluntariaram a abrigar pessoas afetadas pela enchente em Porto Alegre, no modelo denominado acolhimento familiar, e pessoas que se encontrem em situação de vulnerabilidade social agravada em decorrência da calamidade podem requisitar doações através de entidades parceiras que farão a distribuição dos donativos, conforme necessidade e disponibilidade de estoque. Saiba mais.
UNIDADES MÓVEIS - A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza oito unidades móveis para atendimentos em saúde à população mais atingida pelas enchentes na Capital. Confira aqui os endereços e horários dos serviços.
PLACAS - As equipes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) recolheram placas de veículos perdidas durante a enchente que atinge Porto Alegre e, para auxiliar a população, guardaram as peças na sede da empresa, onde estão à disposição dos seus proprietários. É possível consultar pela Central de Atendimento ao Cidadão 156 (opção 1) ou fone 118 para saber se a sua placa foi encontrada e retirar no setor de vistorias da EPTC, localizado na rua João Neves da Fontoura, 7, Azenha, das 9h às 16h.
AÇÃO CLIMÁTICA - Devido à calamidade gerada pelas chuvas acima da média e inundações no Rio Grande do Sul, a Prefeitura de Porto Alegre vai seguir recebendo, até o dia 31, sugestões virtuais de medidas que preparem a cidade para os próximos eventos meteorológicos extremos decorrentes das mudanças climáticas no mundo. Todos os cidadãos de Porto Alegre podem enviar sugestões pelo formulário disponível neste link.
TRANSPORTE GRATUITO - A prefeitura organiza transporte gratuito para os abrigados com interesse em deixar a cidade e que tenham estrutura de apoio em cidades do interior do Estado e Litoral Norte. O transporte gratuito está à disposição a todos que estão acolhidos nos 154 abrigos da prefeitura e entidades cadastradas. Serão ofertadas passagens para todos os municípios atendidos pelas linhas intermunicipais da rodoviária instalada no Terminal Antônio de Carvalho, na avenida Bento Gonçalves, 6.670, bairro Agronomia, na Zona Leste. Os abrigos vão informar os destinos possíveis e fazer a identificação dos interessados. apresentado.
TELECONSULTAS - Uma série de empresas públicas e privadas disponibilizam teleconsultas gratuitas a pessoas afetadas pelas enchentes no Estado, além de consultorias para profissionais de saúde. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre reuniu algumas iniciativas que podem facilitar o acesso aos atendimentos. Veja aqui.
VOLUNTÁRIOS - A Prefeitura de Porto Alegre reabriu o cadastro on-line de voluntários para os abrigos. Interessados podem se inscrever pelo link para atuar nos espaços de acolhimento às vítimas da enchente coordenados pela administração municipal. Depois de receber mais de 17 mil inscrições, um novo cadastro é necessário porque muitos não responderam aos pedidos.
SERVIÇOS MUNICIPAIS - Com a enchente, diversos serviços prestados presencialmente pela Prefeitura de Porto Alegre foram suspensos, mas o cidadão pode contatá-los por e-mail ou atendimentos eletrônicos. Veja aqui.
SAQUE CALAMIDADE - Os trabalhadores residentes em mais de 350 municípios do Rio Grande do Sul, incluindo Porto Alegre, podem solicitar o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por calamidade. A liberação, decorrente das enchentes, deve ser feita por meio do Aplicativo FGTS ou nas agências do banco. Segundo a Caixa, o valor máximo para retirada é de R$ 6.220 por conta vinculada, limitado ao saldo da conta. Saiba mais.
PLATAFORMA - A prefeitura disponibilizou uma plataforma para acompanhamento de informações relativas à enchente. O mapa cruza dados coletados via satélite com medições topográficas oficiais. Nele, é possível ver deslocamento e nível da água na cheia do mês de maio, em cada região da cidade, além de outras informações do evento climático e dados socioeconômicos da população afetada. Também está disponível uma versão em inglês. Saiba mais aqui.
GRIPE - A vacina contra influenza (gripe) está disponível para todas as pessoas a partir dos seis meses de idade. A ampliação do público foi definida pelo Ministério da Saúde. A campanha para os públicos prioritários prossegue, com expectativa de vacinar pelo menos 90% de cada um deles. A vacina protege contra as complicações causadas pelos vírus Influenza A H3N2 e H1N1 e B. A ampliação do público não tem relação com a enchente que atinge a Capital.
ISENÇÃO TARIFÁRIA - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) prorrogou todos os benefícios de isenção tarifária no transporte público de Porto Alegre. A decisão, que tem o objetivo de facilitar os deslocamentos dos beneficiários, acompanha os decretos que declaram estado de calamidade pública em Porto Alegre e no Rio Grande do Sul. Os benefícios que venceram em 2024 e ainda não foram renovados, e os que terão vencimento dentro da vigência dos decretos, terão sua validade prorrogada até 1º de novembro.
ANIMAIS - A Unidade de Saúde Animal Victória - USAv (Estrada Berico Jose Bernardes, 3489), localizada na Lomba do Pinheiro, está disponível para atender os pets dos abrigos emergenciais de Porto Alegre e também para aqueles resgatados sem os tutores. Para tanto, é necessário contatar previamente pelo telefone/Whatsapp (51) 98955-4526. Já os animais que estão nos abrigos emergenciais com os tutores, além de alimentação, recebem vermífugo e passam por avaliação das equipes de veterinários.
VETERINÁRIOS - A Prefeitura de Porto Alegre abriu cadastro para selecionar veterinários voluntários para atender os animais abrigados devido à enchente. O formulário pode ser acessado aqui. Devem ser informados dias, turnos e local disponíveis para o trabalho voluntário. A partir do interesse dos profissionais, a Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio (Smap) entrará em contato.
DOAÇÕES- Interessados em ajudar as vítimas da enchente em Porto Alegre podem levar suas doações aos locais listados. Saiba como ajudar neste link. A prefeitura também instituiu outras formas de doação para as famílias impactadas pela calamidade. Além da chave Pix 92963560000160, uma conta corrente - capaz de receber recursos de fora do país - foi disponibilizada. Saiba mais.
ALIMENTOS - A Diretoria de Vigilância em Saúde esclarece que não proibiu a doação de alimentos - especialmente prontos ou produzidos - aos locais que funcionam neste momento como pontos de abrigagem em Porto Alegre. Veja aqui as recomendações da Equipe de Vigilância de Alimentos (EVA).
LEPTOSPIROSE - Pessoas que tiveram contato com água das cheias e inundações, como as que atingiram Porto Alegre, devem ficar atentas a possíveis sintomas de leptospirose. A recomendação de atenção também é válida para profissionais de saúde, no atendimento a pacientes. O alerta sobre o risco de contaminação é da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A leptospirose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada leptospira, presente na urina de ratos e de outros animais. É transmitida por água contaminada e pelo contato com a pele, principalmente se houver algum arranhão ou ferimento.
MANEJO DO SOLO - Até 31 de maio, os agricultores de Porto Alegre podem solicitar insumos para manejo do solo oferecidos pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (Smgov). Esta é mais uma ação do Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável. Acesse o formulário aqui. Os produtores que já estão inscritos no plano podem solicitar uma carga extra de adubo e calcário para a correção da fertilidade e da acidez do solo. Já o material triturado arbóreo, para cobertura do solo, está disponível e começa a ser entregue para todos os demais produtores rurais da cidade, sem exceções.
Andrea Brasil