Região Eixo Baltazar registra maior público do Orçamento Participativo em 2025
A Região Eixo Baltazar registrou na quarta-feira, 6, o maior público entre as assembleias já realizadas em 2025 pelo Orçamento Participativo (OP). Foram cadastradas 1.455 pessoas, que elegeram seus delegados, conselheiros e prioridades de investimento direto para 2026. A reunião ocorreu no Vida Centro Humanístico, no bairro Costa e Silva, e o subtema mais votado foi Educação. Já foram realizadas as assembleias das seis temáticas e em 14 das 17 regiões. Ainda faltam três encontros para o encerramento da rodada.
Durante a plenária, houve espaço para dez falas da comunidade inscritas pelo Fórum Regional do OP (Frop), além das declarações dos atuais conselheiros da Região Eixo Baltazar, Tania Mara da Silva Garcia e Alcindo Lintener, que compuseram a mesa de trabalho. O prefeito Sebastião Melo e secretários municipais ouviram os pronunciamentos da população e responderam aos questionamentos.
“Temos desafios enormes e históricos nesta região que precisam ser enfrentados. Por isso, tivemos o maior público do Orçamento Participativo neste ano, uma comunidade engajada que vai nos ajudar muito na construção das soluções. Ouvimos demandas principalmente sobre a área de habitação e assistência social, mas também tivemos forte presença de representantes da comunidade carnavalesca da região, que pede apoio para a Escola de Samba Imperatriz Dona Leopoldina” - Prefeito Sebastião Melo.
A regularização fundiária foi pauta de algumas manifestações. Conforme a diretora da área, Simone Somensi, o processo já foi realizado nas comunidades Comandante Caleffi, Dom Pedro, Parque das Laranjeiras, Jardim da Amizade e Costa e Silva. Estão em andamento, a Vila dos Maias, a rua dos Maias e Passo das Pedras II. “Na Eixo Baltazar, contamos com a parceria da comunidade e sempre fomos muito bem recepcionados pelas comunidades. A regularização fundiária fluiu e nos possibilitou fazer grandes entregas na região. Nos próximos meses, teremos aproximadamente 100 matrículas para entregar”, anunciou a diretora e acrescentou que devem ser iniciados os processos nas comunidades Esperança, JLS e Vila Amazônia.
Pela Habitação, o diretor-geral André Machado informou que, dentre os empreendimentos da chamada demanda aberta - voltados a famílias previamente inscritas no Demhab - está o Residencial Sotero dos Reis na região Eixo Baltazar, que contará com 96 unidades habitacionais e já tem 20% da obra executada.
O secretário adjunto de Educação, Maurício Cunha, destacou a ampliação de contraturno para mais de 10 mil alunos, lançada recentemente pela pasta, e os avanços previstos para a educação na Eixo Baltazar. “Temos a previsão de cinco novas escolas nesta região. Conquistamos neste ano, junto ao Ministério da Educação, a repactuação para investimentos que garantam a retomada e conclusão das obras das escolas de educação infantil inacabadas, que também incluem este território”, afirmou.
Na Saúde, o secretário Fernando Ritter, adiantou que haverá remodelação das unidades de saúde Santa Fé, Santa Maria e Beco dos Coqueiros, possibilitando a implantação de consultórios odontológicos. Também reforçou o empenho do município para a colocação de equipes multiprofissionais na região, com foco à saúde mental e atendimento integral da população.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou vacinação da gripe para todos os públicos e estará em todas as reuniões regionais, aplicando sempre antes de cada plenária. Também houve atendimento à população, com serviços do Procon Municipal. O público conferiu ainda a apresentação cultural da invernada do CTG Coxilha Aberta e do Centro da Juventude Rubem Berta.
O OP é uma instância de organização da comunidade, com apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Governança Cidadã e Desenvolvimento Rural (Smgov). O secretário Cassio Trogildo celebrou o recorde de público registrado até o momento. “Tivemos uma grande participação da comunidade, com o crescimento de quase 25% do público. Todos saímos ganhando, pois recebemos importantes contribuições na região", disse.
A próxima plenária ocorre nesta quinta-feira, 7, na Região Leste, na sede da Escola de Samba Copacabana, rua São Felipe, 96, bairro Bom Jesus, a partir das 19h.
Prioridades da região para investimento em 2026:
1º Educação - Smed
2º Saúde - SMS
3º Saneamento Básico - Rede De Água e Esgoto Cloacal - Dmae
4º Cultura - SMC
Eleição para o Conselho do OP na região:
Chapa Única:
1ª Titular: Noeli de Paula da Costa
2ª Titular: Anna Maria Macedo Maurmann
1º Suplente: Rogerio Amaro Mendonça
2ª Suplante: Roseli Aparecida Alves Medeiros
Calendário - Já foram realizadas as seis assembleias temáticas. As reuniões regionais ocorrem até 12 de agosto. Os encontros durante a semana são às 19h e, nos sábados, o início é às 15h. Confira aqui a programação completa. As assembleias também são transmitidas pelo YouTube. Acesse aqui o canal da prefeitura.
Como participar - Todos os cidadãos podem participar do ciclo do Orçamento Participativo. Basta entrar em contato com a subprefeitura da sua respectiva região ou com a Coordenação das Subprefeituras na Smgov. Veja aqui os endereços.
Leia mais:
Procon leva atendimento às assembleias do Orçamento Participativo
Região Centro-Sul escolhe educação como prioridade de investimentos no OP
Assembleia do Orçamento Participativo da Região Ilhas será em 12 de agosto
OP: Região Nordeste elege Saúde como prioridade de investimentos
Saneamento básico é a prioridade da região Glória para investimento do OP
OP da Região Partenon prioriza investimentos em Cultura
OP: Assistência Social é o tema mais votado para investimento na Região Cristal
Pavimentação é a prioridade do OP na Região Lomba do Pinheiro
OP: Prioridade de investimento da Região Cruzeiro é a Cultura
Ampliação do atendimento de saúde é destaque na assembleia do OP da Região Extremo Sul
Prefeitura oferece vacina da gripe e serviços do Procon nas assembleias do OP
OP: Região Noroeste elege esporte e lazer como prioridade de investimento
Medidas de proteção contra as cheias pautam OP da região Humaitá/Navegantes
Região Sul elege saneamento básico como prioridade de investimento no OP
Assembleias regionais do Orçamento Participativo começam pela Região Centro
Temática Educação e Esporte registra maior público entre as plenárias do OP
OP: Temática de Mobilidade Urbana elege investimento em paradas de ônibus como prioridade
Alterada a data da assembleia do Orçamento Participativo da região Ilhas
Regularização Fundiária é a prioridade eleita na quarta assembleia do OP
OP: Temática Saúde e Assistência Social debate investimentos em unidades de atendimento
Temática da Cultura elege descentralização como prioridade no OP
Rodada do OP 2025 inicia com plenária temática lotada
Andrea Brasil